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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFeitosa, Raphael Alves-
dc.contributor.authorSouza, Thuany Pinto Rocha de-
dc.date.accessioned2021-11-18T15:17:49Z-
dc.date.available2021-11-18T15:17:49Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSOUZA, Thuany Pinto Rocha de. Rigidez, normas e resistência numa escola militar de Fortaleza: notas de uma pesquisa autobiográfica. 2017. 73 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62207-
dc.description.abstractThe present work has the purpose of exposing reports collected during the period of internships held at a Military College of Fortaleza in order to raise questions about the way students found to circumvent the rigid rules common to military schools without calling attention to their actions of resistance and to show that, while students are expected to have absolute discipline and respect, it is not often what is observed in the classrooms of these schools. For this purpose, journals produced during the internship period and school documents and other educational institutions were used in order to carry out an autobiographical research through qualitative analyzes to demonstrate the forms of resistance on the part of the students observed in the period in school. It has been possible to observe that students have simple but clear forms of resistance, in addition to being able to note the students' criticism of the excess rules and the openings allowed by the College.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectEscolas Militarespt_BR
dc.subjectRelatos autobiográficospt_BR
dc.subjectDiários de estágiopt_BR
dc.titleRigidez, normas e resistência numa escola militar de Fortaleza: notas de uma pesquisa autobiográficapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como finalidade expor relatos coletados durante o período de estágios realizados em um Colégio Militar de Fortaleza, a fim de levantar questões acerca da maneira encontrada pelos alunos para burlar as rígidas regras comuns as escolas militares, sem chamar a atenção para seus atos de resistência e mostrar que, apesar de esperar-se disciplina e respeito absolutos por parte dos alunos, comumente não é o que se é observado nas salas de aulas dessas escolas. Para isso, foram utilizados diários produzidos durante o período de estágio na escola e documentos da escola e de outras instituições de ensino, a fim de realizar uma pesquisa autobiográfica através de análises qualitativas, para demonstrar as formas de resistência por parte dos alunos observados no período na escola. Tendo sido possível observar que os alunos possuem formas simples, mas claras de resistência, além de ser possível notar a crítica feita pelos alunos ao excesso de regras, e as aberturas permitidas pelo Colégio.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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