Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62196
Tipo: TCC
Título: Geografias maranhenses na discografia de Alcione
Autor(es): Borges, Guilherme da Silva
Orientador: Cavalcante, Tiago Vieira
Palavras-chave: Geografia e música;Geografia cultural;Alcione;Maranhão
Data do documento: 2021
Citação: BORGES, Guilherme da Silva. Geografias maranhenses na discografia de Alcione. 2021. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: A presente monografia busca sistematizar as geograficidades atribuídas ao Estado do Maranhão na carreira de uma de suas artistas com maior visibilidade: Alcione. Nascida em São Luís (MA) e desenvolvendo suas relações profissionais na cidade do Rio de Janeiro, sua discografia apresenta constantes homenagens a aspectos que remetem às suas origens. Assim, a partir de seus lançamentos, pouco a pouco vai construindo um cenário imagético-discursivo das paisagens encontradas no Maranhão. Com o objetivo principal de perceber que características do estado são contadas/cantadas por Alcione até os dias atuais (1975 - 2021), a presente pesquisa surge com três propósitos: realizar uma discussão teórico-metodológica sobre o segmento de geografia e música, expoente da geografia cultural; realizar uma categorização temática de todo o repertório da cantora, identificando também aqueles que estão sinalizados enquanto compositores que, portanto, desempenham papel fundamental na estrutura lírica das músicas; e, por fim, analisar as canções que ajudam na caracterização das paisagens maranhenses cantadas por Alcione. Com a pesquisa documental como pressuposto metodológico, a investigação buscou reunir os dados que envolvem a carreira da artista por meio de quatro formas: da catalogação do repertório encontrado em seus discos; da consulta a entrevistas concedidas a veículos da impressa; do monitoramento dos números que envolvem a Alcione em plataformas de streaming e, além disso, do contato com a assessoria da cantora. Assim, ao analisar tais dados, a pesquisa expõe percepções sobre o Maranhão a partir de dois eixos: aspectos naturais e aspectos humanos.
Abstract: This final term paper seeks to systematize the geographicity attributed to the state of Maranhão in the career of one of its most visible artists: Alcione. Born in São Luís (MA) and developing her professional relationships in the city of Rio de Janeiro, her discography presents constant tributes to aspects that refer to her origins. From her releases, she gradually builds an image-discursive scenario of the landscapes found in Maranhão. With the main objective of realizing which characteristics of the state are told/sung by Alcione to the present day (1975 - 2021), this research comes with three purposes: conducting a theoretical-methodological discussion about the geography and music segment, an exponent of cultural geography; carry out a thematic categorization of the singer's entire repertoire, also identifying those who are identified as composers who, therefore, play a fundamental role in the lyrical structure of the songs; and, finally, to analyze the songs that help to characterize the landscapes of Maranhão sung by Alcione. With documentary research as a methodological assumption, the investigation sought to gather data involving the artist's career in four ways: from the cataloging of the repertoire found on her records; consulting interviews given to press vehicles; monitoring the numbers involving Alcione on streaming platforms and, in addition, contacting the singer's advisors. Thus, when analyzing such data, the research exposes perceptions about Maranhão from two axes: natural aspects and human aspects.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62196
Aparece nas coleções:GEOGRAFIA-BACHARELADO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_gsborges.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.