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Tipo: Dissertação
Título: Moeda Palma e o desenvolvimento sustentável do Conjunto Palmeiras através da economia solidária
Autor(es): Nascimento, Arilsom Martins do
Orientador: Benegas, Maurício
Palavras-chave: Banco Palmas;Economia Solidária;Moeda Palma
Data do documento: 2011
Citação: NASCIMENTO, Arilsom Martins do. Moeda Palma e o desenvolvimento sustentável do Conjunto Palmeiras através da Economia Solidária. 2011. 128f. Dissertação (mestrado profissional em economia do setor público) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
Resumo: O presente trabalho analisa o Palma, uma moeda social, com validade restrita ao Conjunto Palmeiras, bairro de baixa renda da periferia de Fortaleza – Ce. De acordo com esse trabalho, buscou-se mostrar que a política de Economia Solidária, complementada com o uso da moeda própria, implementada pelo Banco, alimenta a rede de solidariedade local, como uma ferramenta paralela facilitando a comercialização dos produtos da comunidade fazendo a renda circular no próprio bairro e promovendo o crescimento econômico. Para o desenvolvimento deste trabalho pretendeu-se trabalhar com artigos produzidos pela rede brasileira de economia solidária, bem como livros, pesquisa de campo e matérias sobre o Banco Palmas. A partir dos dados coletados na pesquisa de campo, constatou-se que: A assistência dos gestores do banco com seus clientes, juntamente com a moeda social funcionando como um bônus local, que impactam de forma positiva no faturamento das empresas analisadas, e o empréstimo concedido a estas empresas atuam de forma direta no aumento de produtividade das mesmas.
Abstract: The work analyzes Palma, a social currency, which is valid only to the Palmeiras Complex, low-income neighborhood on the outskirts of Fortaleza - Ce. In accordance with this work sought to show that the policy of Solidarity Economy, complemented with the use of the currency itself, implemented by the Bank feeds the network of local solidarity, as a parallel tool facilitating the marketing of the community by income circulate in the neighborhood and promoting economic growth. To develop this work was intended to work with articles produced by the Brazilian network of social economy, as well as books, materials and field research about Palmas Bank. From the data collected in field research, it was found that: The assistance of the managers of the bank and its customers together with the social currency functioning as a bonus site, impacting positively on sales of the companies analyzed, and the loan these companies operate in a direct increase in the productivity from them.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6213
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