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Tipo: TCC
Título : Ambiente marinho, sua preservação, relação com o cotidiano de estudantes do ensino médio e intervenção de aula de campo virtual sobre suas perspectivas
Autor : Assunção, Josy do Carmo
Tutor: Matthews-Cascon, Helena
Palabras clave : Ambiente marinho;Educação ambiental;Aula - campo virtual
Fecha de publicación : 2021
Citación : ASSUNÇÃO, Josy do Carmo. Ambiente marinho, sua preservação, relação com o cotidiano de estudantes do ensino médio e intervenção de aula de campo virtual sobre suas perspectivas. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: O ambiente marinho apresenta uma enorme importância ecológica e econômica, mas, muitas vezes, é esquecido devido a um aparente distanciamento com nosso cotidiano. Atividades de Educação Ambiental podem ser utilizados para aproximar os estudantes desse ambiente. Uma delas é aula de campo virtual com observação das espécies encontradas, que foi aplicado aos alunos da EEM Liceu de Messejana. Este estudo verificou as concepções de estudantes que participaram dessa atividade (1) Preservação do ambiente marinho e porque preservar, (2) Relação desse ambiente com seu cotidiano e (3) Que impacto o plástico pode trazer aos oceanos. Verificamos que a maioria dos estudantes não conseguiu relacionar seu cotidiano ao ambiente marinho, as considera sua preservação muito importante. Observamos a mudança dessa concepção parcialmente após a exposição da aula, quando uma maior porcentagem de estudantes reconheceu a relação cotidiano-ambiente marinho.
Abstract: The marine environment has an enormous ecological and economic importance, but it is often forgotten due to an apparent distance from our daily lives. Environmental Education Activities can be used to bring students closer to this environment. One of them is a virtual field class with observation of the species found, which was applied to EEM Liceu de Messejana students. This study verified the conceptions of students who participated in this activity (1) Preserving the marine environment and why to preserve it, (2) The relationship between this environment and their daily lives, and (3) What impact plastic can bring to the oceans. We found that most students are unable to relate their daily lives to the marine environment, they consider its preservation very important. We observed a change in this conception partially after the presentation of the class, when a greater percentage of students recognized the daily-marine environment relationship.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62122
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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