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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62039
Type: | Dissertação |
Title: | Viajo porque preciso, volto porque te amo: uma análise fílmica a partir da narrativa amorosa do personagem e dos estudos sobre a voz no cinema |
Authors: | Ximenes, Sabrina Barros |
Advisor: | Codato, Henrique |
Co-advisor: | Reinaldo, Gabriela da Frota |
Keywords: | Cinema;Voz;Psicanálise;Narrativa |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | XIMENES, Sabrina Barros. Viajo porque preciso, volto porque te amo: uma análise fílmica a partir da narrativa amorosa do personagem e dos estudos sobre a voz no cinema. 2018. 145 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Já dizia Guimarães Rosa “o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia”. Assim, a travessia é como um momento de passagem do sujeito; para o escritor, atravessar a primeira página, a folha em branco, é o momento de êxtase diante do seu percurso inicial. Para alguém que termina um relacionamento que é seu alicerce por muito tempo, a primeira caminhada fora de casa é processo fundamental. Este trabalho vem falar acerca dessa caminhada pessoal. O ponto de partida é José Renato, protagonista do filme “Viajo porque preciso, volto porque te amo” (2009), e o artificio original aqui é o de utilizar a sua voz enquanto recurso de modulação dos seus sentimentos e atos, conduzindo as cenas e a narrativa do início ao fim. Este trabalho discute como o cinema (COMOLLI, 2008; AUMONT, 2016) é capaz de transcrever, a partir do uso das imagens guiadas por essa voz (MANZANO, 2014; DOANNE, 2003; DUBOIS, 2004), a travessia de um personagem que viaja por um sertão real, que é metáfora de um sertão/solidão presente em si. Viajo é um filme que trata de uma desilusão amorosa – é a partir daí que se dá início a viagem do personagem, viagem que se torna também uma viagem de si. Os aspectos contidos nessa narrativa fílmica, que tem como pano de fundo uma história aparentemente tão banal, é o que faz do filme seu diferencial. O personagem narrador, que não vemos em cena, se exila de sua terra natal para assim tentar compreender o “pé na bunda” que levou, traz uma voz ao filme que narra de si e dá o tom ao que é visto e vivido por ele. Assim, esta pesquisa foi dividida pensando como ponto central essa voz como aquela que convoca o espectador. Os elementos cinematográficos contidos no filme constroem essa narrativa do abandono e silêncio. O olhar do cinema e da psicanálise é ponto de partida e discussão diante de cada um desses elementos: o amor de José Renato, sua viagem e sua voz, fio condutor da narrativa fílmica. Palavras-chave: Cinema. Voz. Psicanálise. Narrativa |
Abstract: | Guimarães Rosa once said “the ideal of real is not in the way out or in, but it presentes itself for us in the middle of the crossing, the path”. Path here is like a “ritual” of passage from de subject. For the writter for instance go through the first blank page its all that matters it´s a momento of achievement. For someone who ends a relationship the first day going out its a difficult but fundamental process. This work it´s about this personal outing. The starting point is José Renato, leading character of “Viajo porque preciso, volto porque te amo” (2009), the movie we will work with. The starting point is to discuss the way the voice presentes itself in the movie. The different types of intonation to express feelings and acts from the character, conducting scenes and the narrative itself. Using cinema theory (COMOLLI, 2008; AUMONT, 2016) to try to explain how to transcribe the images we see somehow “guided” by a voice (MANZANO, 2014; DOANNE, 2003; DUBOIS, 2004). A character that makes his path through sertão with is also a metaphor to loneliness, deserto of itself. Viajo talks about a love delusion – the road trip starts at that point. The story seems plain comum its the different aspects that make it a diferencial movie. The main character, which we don´t see, goes out in a journey to try to understand what happened in his life. We only know what he says, the entire movie he tells the story. In here we think about that voice as a product that captures the viewer. The cinematographic elementsbuilds this narrative of loneliness, abandonment and silence. We use cinema theory and psychoanalysis as our base material to study these elements in the movie: the ideia of this love José Renato is always calling, the journey itself and his voice that makes the journey goes on. Keywords: Cinema. Voice. Psychoanalysis. Narrative |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62039 |
Appears in Collections: | PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC |
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