Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61998
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Utilização da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de Introdução à Engenharia de um Curso de Engenharia de Produção |
Título em inglês: | Use of problem based learning in the discipline of Introduction of Engineering from a Course of Production Engineering |
Autor(es): | Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe Elias, Gabrielle Militão Rebouças, Rayanna Thé, Leonardo Pontes Albertin, Marcos Ronaldo |
Palavras-chave: | Aprendizagem baseada em problemas;Ensino;Educação em engenharia;Engenharia de Produção - Estudo e ensino |
Data do documento: | 2014 |
Citação: | PONTES, Heráclito Lopes Jaguaribe; ELIAS, Gabrielle Militão; REBOUÇAS, Rayanna; THÉ, Leonardo Pontes; ALBERTIN, Marcos Ronaldo. Utilização da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de Introdução à Engenharia de um Curso de Engenharia de Produção. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XXI., 10 a 12 nov. 2014, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2014. Tema: “As demandas de infraestrutura logística para o crescimento econômico brasileiro”. |
Resumo: | O primeiro semestre de um curso de engenharia é difícil e complexo devido contemplar disciplinas do ciclo básico como cálculo, física e química e a não ter disciplinas práticas voltadas para a engenharia. Buscando aumentar o interesse pela área e a redução da evasão foi proposto neste trabalho à utilização de um método alternativo de ensino aos alunos recém-ingressos da disciplina de introdução à engenharia de um curso de engenharia de produção numa universidade federal. No desenvolvimento do trabalho foi utilizada a aprendizagem baseada em problemas (abp) com o intuito de possibilitar aos alunos um maior aprofundamento no meio da engenharia com uma abordagem menos teórica e mais participativa. Foram desenvolvidos dois casos problemas, sendo um geral e outro específico da área. Esses casos foram aplicados numa turma de quarenta e oito alunos divididos em oito grupos de seis alunos. Após cada aplicação foram postos questionários para acompanhar a desenvoltura da utilização da abordagem proposta. Os resultados evidenciaram a boa aceitação da utilização do abp a partir de uma aprovação de mais de 70% alunos preferindo este método ao tradicional modelo de ensino. |
Abstract: | The first semester of an engineering course is difficult and complex due to disciplines of the basic cycle as calculus, physics and chemistry without any practical classes focused on engineering. Seeking to increase the interest in the areaa and the reduction of avoidance, was proposed in this paper the use of an alternative method of teaching new students in introduction to engineering classes in the course of management engineering in a brazilian federal university. Developing this work we used the problem-based learning (pbl) in order to allow students a greater depth on engineering with a less theoretical and more participatory approach. Two problems were applied; one with a general topic and another in a specific area. These cases were implemented in a class of forty eight students divided into nine groups of six students. After each application questionnaires were placed to monitor the ease of use of the proposed approach. The results showed a good acceptance of the use of pbl from an approval of over 70% students prefer this method to the traditional teaching model. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61998 |
ISSN: | 1809-7189 |
Aparece nas coleções: | DEME - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_hljpontes.pdf | 486,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.