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Tipo: Tese
Título: Impacto da Utilização do Biodiesel do Óleo de Mamona no Desempenho de Motores Diesel
Título em inglês: Performance Impact of the Application of Castor Oil Biodiesel in Diesel Engines
Autor(es): Monteiro, Leonardo de Almeida
Pianovski Júnior, Guilherme
Alegre, José Antonio Andrés Velásquez
Rocha, Danilo Sousa
Bueno, André Valente
Palavras-chave: Biodiesel;Castor oil;Diesel engine;Dynamometric Bench Tests;Óleo de mamona;Motor diesel;Ensaio dinamométrico
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Associação Brasileira de Engenharia Agrícola - revistasbea@sbea.org.br; https://www.scielo.br/j/eagri/
Citação: Monteiro, Leonardo de Almeida. ; PIANOVSKI JÚNIOR, Guilherme; VELÁSQUEZ, José Antonio; ROCHA, Danilo Souza; BUENO, André Valente. Performance impact of the application of castor oil biodiesel in diesel engines. Engenharia Agricola, Jaboticabal, v. 33, p. 1165-1171, nov./dez. 2013.
Resumo: A utilização de fontes renováveis de energia, como o biodiesel, pode coibir o uso dos combustíveis fósseis empregados na geração de potência e no transporte rural. Neste trabalho, avaliou-se o impacto operacional da aplicação do biodiesel de mamona em um motor diesel automotivo e em um motor diesel estacionário de médio porte, estudando-se as alterações provenientes da utilização deste biocombustível puro preaquecido e, como misturas, B10 e B20. Observou-se em bancada a viabilidade de aplicação das misturas B10 e B20, tanto em mobilidade quanto em geração de trabalho elétrico, pois as mesmas obtiveram desempenho similar ou superior ao do diesel mineral. Contudo, resultados inferiores de torque de frenagem e um aumento no consumo específico foram obtidos com o biodiesel de mamona preaquecido B100 com relação ao óleo diesel.
Abstract: The use of renewable fuels, such as the biodiesel, can ease the demand of fossil fuel for the power generation and transportation fields in rural area. In this work, the performance impact of the application of castor oil biodiesel is evaluated with an automotive and a stationary diesel engine. The application of B20 and B10 biodiesel blends and pre-heated net biodiesel is considered. The viability of the employment of B10 and B20 blends to mobility and power generation was observed from dynamometric bench tests, where this blends performed similar to fossil diesel. With the pre-heated net biodiesel, however, a brake torque loss and a specific consumption increase were observed with relation to diesel fuel.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61958
ISSN: 0100-6916 (impresso)
1809-4430 (on-line)
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