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Type: Dissertação
Title: Informações de custos como ferramenta de suporte à gestão hoteleira
Authors: Barbalho, Cláudia Reis
Advisor: Santos, Sandra Maria dos
Keywords: Gestão de custos;Custos estratégicos;Hotelaria
Issue Date: 2008
Citation: BARBALHO, C. R. Informações de custos como ferramenta de suporte à gestão hoteleira. 2008. 118 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.
Abstract in Brazilian Portuguese: O objetivo do estudo é investigar a utilização das informações de custos na gestão dos hotéis da cidade de Fortaleza. Esta pesquisa justifica-se pela relevância do turismo na economia do Estado, pela geração de emprego e crescimento do setor hoteleiro, além da competitividade que se torna mais acentuada, principalmente pela demanda observada no setor. Sendo assim, a gestão de custos nos empreendimentos hoteleiros passa a ser um dos fatores determinantes da sobrevivência nesse tipo de mercado, haja vista que a não-utilização ou inadequação de informações de custos para mensurar de forma adequada os produtos ou serviços de uma empresa pode refletir na sua competitividade. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, baseada em dados secundários, tais quais livros, artigos e revistas referenciados pela CAPES, além de dados primários colhidos através da pesquisa de campo, com a utilização de formulários, aplicados diretamente ao gestor hoteleiro. A pesquisa revelou que as informações de custos são utilizadas para fins gerenciais como controle de custos e formação de preços, bem como para fins estratégicos. Quanto ao posicionamento estratégico adotado pelos hotéis a estratégia utilizada é a diferenciação combinada com enfoque.
Abstract: This study aims at investigating costs information in Fortaleza hotels management. The relevance of tourism in Ceara with the resulting employment generation and hotelier sector increasing, as well as its growing competitiveness, justify this research. Therefore, costs management within hotelier enterprises becomes one of the sectors which determine this branch surviving, since useless or misuse of costs information to measure adequately companies’ products or services can negatively reflect on its competitiveness. The descriptive, quantitative research was based on secondary data such as books, papers and journals subscribed by CAPES, as well as primary data collected within field research, using forms directly administered to hotel managers. The study shows that costs information are used to management purposes as costs control and price generation, so as to strategic aims. In the concerning to hotels strategic positioning, the strategy is differentiation engaged with focus and low cost is not predominant.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61943
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