Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61937
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Paschoal, Alexandre Rocha | - |
dc.contributor.author | Gomes, Rejane Soares | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-10T15:27:12Z | - |
dc.date.available | 2021-11-10T15:27:12Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, R. S. A utilização da interdisciplinaridade entre física e biologia no ensino de anomalias visuais. 2021. 47 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61937 | - |
dc.description.abstract | Currently many discussions loom above the educational field, one of them is about interdisciplinarity on the teaching. Due to the complexity of our actual society, it is needed the junction of two or more subjects to understand the phenomenon. Considering that, this work has the purpose of the interdisciplinary study with the subjects of Physics and Biology on the branch of geometric optics. The optical instruments are part of the content of the second year of high school, and to make easy its understanding it is necessary to bound the tow mentioned subjects. On the beginning of this work a path through the history on the importance of the interdisciplinarity is made and following this it is shown the walkthrough of the work. It is important to mention that many steps were impeded due the global covid-19 pandemic, which ended up paralyzing the scholar activities for a long period of time and made it impossible to completely finish this work, therefore a suggestion of application is left to be followed by the teachers. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Estudo de óptica | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Lentes | pt_BR |
dc.title | A utilização da interdisciplinaridade entre física e biologia no ensino de anomalias visuais | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Atualmente paira diversas discussões no meio educacional, uma delas diz respeito a interdisciplinaridade no ensino, devido à complexidade da nossa sociedade atual, se faz necessário a junção de duas ou mais disciplinas para a compreensão de um fenômeno. Tendo em vista isso, este trabalho tem como objetivo propor um estudo interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Física e Biologia no ramo da óptica geométrica. Os instrumentos ópticos fazem parte de um dos conteúdos da grade curricular do 2º Ano do Ensino Médio e para facilitar sua compreensão se faz necessário a ligação das entre as duas disciplinas mencionadas. No início do trabalho é feito um percurso histórico sobre a importância da interdisciplinaridade e em seguida é mostrado o passo a passo do trabalho, vale ressaltar que diversas etapas do trabalho foram impedidas por conta da pandemia mundial do COVID-19, que acabou paralisando as atividades escolares por um longo período e que impossibilitou que o trabalho fosse executado integralmente, logo fica assim uma sugestão de aplicação para ser seguidas pelos docentes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_rsgomes.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.