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Tipo: Dissertação
Título: Diálogo mediado como práxis de cuidado: uma tecnologia social de redução de danos no contexto escolar
Autor(es): Lima, Dassayeve Távora
Orientador: Vieira, Camilla Araújo Lopes
Palavras-chave: Educação em saúde;Tecnologia social;Técnicas educativas;Redução de danos
Data do documento: 2021
Citação: LOPES, C. A. V. Diálogo mediado como práxis de cuidado: uma tecnologia social de redução de danos no contexto escolar. 2021. 72f. Dissertação (Mestrado Profissional de Psicologia e Políticas Públicas), Universidade Federal do Ceará, Sobral. 2021.
Resumo: O intuito desta pesquisa foi construir, teorizar e sistematizar uma tecnologia social, aqui denominada Diálogo Mediado, partindo do acúmulo teórico da educação popular, das pedagogias críticas e da estratégia de redução de danos. O Diálogo Mediado é uma tecnologia inovadora que fomenta o protagonismo, a curiosidade e o potencial de ser mais dos jovens. Opta-se, por meio desta tecnologia, por investir na criticização e problematização, recusando assim pedagogias depositárias e conteudistas. Além disso, esta tecnologia se aproxima teórica e metodologicamente da abordagem em redução de danos, à medida em que visa a construção coletiva de processos de cuidado e de conhecimento. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo geral elaborar e sistematizar a tecnologia social Diálogo Mediado, voltada para a facilitação de debates, espaços de reflexão e problematização acerca do uso de drogas, redução de danos e promoção da saúde com jovens, em especial, no contexto escolar. Tal objetivo primário se divide em objetivos específicos, quais sejam: 1) Investigar as bases teórico-conceituais da educação popular e redução de danos, de modo a elaborar uma tecnologia social pedagógica voltada para a atuação neste campo; 2) Sistematizar teórica e metodologicamente o produto técnico Diálogo Mediador; 3) Compor oficinas piloto que possam ser utilizadas como instrumentos de mediação no uso do Diálogo Mediado, abordando a temática da redução de danos. Para isso, valemo-nos do arcabouço teórico das pedagogias críticas, que tem como norte a formulação de uma modalidade de ensino e aprendizagem que não se paute pela reprodução da ideologia dominante, mas sim, que se apresente como transformadora, ainda que reconheça os limites estruturais de sua atuação. Por fim, tomamos como pressuposto que tal tecnologia pedagógica, alicerçada em um campo epistêmico crítico e dialético, desembocará na construção de uma ferramenta de promoção da saúde de fácil replicabilidade e baixo custo, podendo ser utilizada largamente nos sistemas escolares do município, bem como em outras localidades do país, adequando-se, obviamente, em cada um dos contextos utilizados.
Abstract: The purpose of this research was to construct, theorize, and systematize a social technology, herein called Mediated Dialogue, based on the theoretical accumulation of popular education, critical pedagogies, and the strategy of harm reduction. The Mediated Dialog is an innovative technology that fosters protagonism, curiosity, and the potential of young people to be more.Through this technology, it is opted to invest in criticism and problematization, thus refusing depositary and content-based pedagogies. In addition, this technology is theoretically and methodologically close to the harm reduction approach, as it aims at the collective construction of care and knowledge processes. In this way, this research had as its general objective to elaborate and systematize the social technology Mediated Dialogue, aimed at facilitating debates, spaces for reflection and problematization about drug use, harm reduction and health promotion with young people, especially in the school context. This primary objective is divided into specific objectives, namely: 1) To investigate the theoretical and conceptual bases of popular education and harm reduction, in order to elaborate a pedagogical social technology aimed at acting in this field; 2) ) Systematize theoretically and methodologically the technical product Mediator Dialog; 3) Compose pilot workshops that can be used as mediation tools in the use of the Mediated Dialogue, approaching the theme of harm reduction. To this end, we make use of the theoretical framework of critical pedagogies, which aims at the formulation of a teaching and learning modality that is not guided by the reproduction of the dominant ideology, but that presents itself as transforming, even though it recognizes the structural limits of its performance. Finally, we hypothesize that such pedagogical technology, based on a critical and dialectical epistemic field, will result in the construction of a health promotion tool that is easy to replicate and low cost, and that can be widely used in the city's school systems, as well as in other places in the country, obviously adapting itself to each of the contexts used.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61919
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