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Tipo: TCC
Título : Análise dos domínios da CIF nos instrumentos de avaliação de crianças e adolescentes com paralisia cerebral em uso no Brasil
Autor : Bezerra, João Paulo da Silva
Tutor: Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá
Co-asesor: Leite, Camila Ferreira
Palabras clave : Paralisia Cerebral;Estado Funcional;Avaliação de Resultados em Cuidados de Saúde
Fecha de publicación : 22-ene-2021
Citación : BEZERRA, J. P. S. Análise dos domínios da CIF nos instrumentos de avaliação de crianças e adolescentes com paralisia cerebral em uso no Brasil. 2021. Monografia (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61876. Acesso em: 09/11/2021.
Resumen en portugués brasileño: Objetivo: analisar os instrumentos em uso no Brasil para avaliação de crianças e adolescentes com paralisia cerebral (PC) com base no modelo teórico conceitual da CIF. Método: revisão integrativa conduzida nas bases de dados Pubmed/Medline, Embase, Scopus, Web of Science, Cinahl, Lilacs Scielo e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O levantamento bibliográfico foi realizado entre os meses de outubro e dezembro de 2020, com estratégia de busca sensibilizada para inclusão de artigos publicados em inglês, português ou espanhol que apresentavam instrumentos para avaliação de crianças e adolescentes com PC com ao menos uma propriedade psicométrica testada na população brasileira. Resultados: vinte e cinco instrumentos passaram por um processo de extração de conceitos e codificação de acordo com a CIF, gerando um total de 2438 conceitos e códigos. Observou-se que o domínio atividade foi o mais prevalente, perfazendo 48% (n = 1171) dos códigos, seguido dos domínios função (17,8%), fatores ambientais (9,6%), participação (5,7%), estrutura (3,0%) e fatores pessoais (1.4%). Apenas um instrumento, a “Sarah Evaluation Scale”, contemplou todos os domínios da CIF em seu conteúdo. Conclusão: Nos instrumentos analisados, prevalece o domínio atividade e os demais domínios, embora presentes na maioria dos instrumentos, ainda são pouco explorados.
Abstract: Objective: to analyze the instruments that are used in Brazil for the assessment of children and adolescents with Cerebral Palsy (CP) based on the conceptual theoretical model of the ICF. Method: an integrative review conducted in the Pubmed / Medline, Embase, Scopus, Web of Science, Cinahl, Lilacs Scielo and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations databases. The bibliographic survey was carried out between October and December 2020, with a sensitized search strategy to include articles published in English, Portuguese or Spanish that presented instruments for the assessment of children and adolescents with CP with at least one psychometric property tested in the Brazilian population. Results: twenty-five instruments went through a concept extraction and coding process according to the ICF, generating a total of 2438 concepts and codes. It was observed that the activity domain was the most prevalent, making up 48% (n = 1171) of the codes, followed by the function domains (17.8%), environmental factors (9.6%), participation (5.7%), structure (3.0%) and personal factors (1.4%). Only one instrument, the “Sarah Evaluation Scale”, covered all domains of the ICF in its content. Conclusion: In the analyzed instruments, the activity domain prevails and the other domains, although present in most instruments, are still little explored.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61876
Aparece en las colecciones: FISIOTERAPIA - Monografias

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