Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61868
Tipo: | Resumo |
Título: | A engenharia e o ensino da matemática no Projeto Novo Vestibular – PNV/UFC (Projeto Novo Vestibular - CH00.2015.PJ062) |
Autor(es): | Auad, Samir Parente Neves, Arthur Hugo Oliveira Costa Oliveira, Thais Antero de Viana Junior, Mario Martins |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino;Exame Nacional do Ensino Médio;Educação - Integração social |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | AUAD, Samir Parente; NEVES, Arthur Hugo Oliveira Costa; OLIVEIRA, Thais Antero de; VIANA JUNIOR, Mario Martins. A engenharia e o ensino da matemática no Projeto Novo Vestibular – PNV/UFC (Projeto Novo Vestibular - CH00.2015.PJ062). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumo: | O Exame Nacional do Ensino Médio busca, através de sua matriz de referência, abordar conteúdos que avaliem e desenvolvam habilidades e competências ligadas a 4 áreas do conhecimento, sendo uma delas matemática e suas tecnologias, onde estão elencadas 7 competências distribuídas em 30 habilidades distintas, requerendo do candidato 5 eixos cognitivos, sendo eles domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações problemas, construção da argumentação e elaboração de propostas de intervenção. Segundo o plano político pedagógico do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará, o perfil de seus alunos egressos deverá “compreender uma sólida formação técnica, científica e profissional geral que o capacite a absorver novas tecnologias, estimulando sua atuação crítica e criativa na resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento à demanda da sociedade”. Diante dos aspectos em comum avaliados no ENEM e o perfil visado na formação dos engenheiros da Universidade, os bolsistas do Projeto Novo Vestibular, localizado no curso de História, ministram aulas para os alunos oriundos de escolas públicas, durante o ano letivo de 2016, visando expor conceitos fundamentais da matemática, assim como apresentar e abordar problemas em sala de aula através de uma ótica analítica e propositiva, inerentes a sua formação, de forma a contribuir para o crescimento dos participantes, tendo como resultado o aumento do desempenho dos mesmos na interpretação e resolução de situações que serão cobradas no exame. Durante o período, além das aulas regulares, foram desenvolvidas oficinas de matemática e grupos de aprendizagem cooperativa. Assim, torna-se relevante a interação entre a matemática básica e a engenharia, como forma de unir a abordagem clássica do ensino médio, com a experiência de problemas práticos e cotidianos vivenciados na profissão. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61868 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_spauad.pdf | 45,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.