Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61868
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Auad, Samir Parente | - |
dc.contributor.author | Neves, Arthur Hugo Oliveira Costa | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Thais Antero de | - |
dc.contributor.author | Viana Junior, Mario Martins | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-08T18:46:30Z | - |
dc.date.available | 2021-11-08T18:46:30Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | AUAD, Samir Parente; NEVES, Arthur Hugo Oliveira Costa; OLIVEIRA, Thais Antero de; VIANA JUNIOR, Mario Martins. A engenharia e o ensino da matemática no Projeto Novo Vestibular – PNV/UFC (Projeto Novo Vestibular - CH00.2015.PJ062). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61868 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Educação - Integração social | pt_BR |
dc.title | A engenharia e o ensino da matemática no Projeto Novo Vestibular – PNV/UFC (Projeto Novo Vestibular - CH00.2015.PJ062) | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Exame Nacional do Ensino Médio busca, através de sua matriz de referência, abordar conteúdos que avaliem e desenvolvam habilidades e competências ligadas a 4 áreas do conhecimento, sendo uma delas matemática e suas tecnologias, onde estão elencadas 7 competências distribuídas em 30 habilidades distintas, requerendo do candidato 5 eixos cognitivos, sendo eles domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações problemas, construção da argumentação e elaboração de propostas de intervenção. Segundo o plano político pedagógico do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará, o perfil de seus alunos egressos deverá “compreender uma sólida formação técnica, científica e profissional geral que o capacite a absorver novas tecnologias, estimulando sua atuação crítica e criativa na resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento à demanda da sociedade”. Diante dos aspectos em comum avaliados no ENEM e o perfil visado na formação dos engenheiros da Universidade, os bolsistas do Projeto Novo Vestibular, localizado no curso de História, ministram aulas para os alunos oriundos de escolas públicas, durante o ano letivo de 2016, visando expor conceitos fundamentais da matemática, assim como apresentar e abordar problemas em sala de aula através de uma ótica analítica e propositiva, inerentes a sua formação, de forma a contribuir para o crescimento dos participantes, tendo como resultado o aumento do desempenho dos mesmos na interpretação e resolução de situações que serão cobradas no exame. Durante o período, além das aulas regulares, foram desenvolvidas oficinas de matemática e grupos de aprendizagem cooperativa. Assim, torna-se relevante a interação entre a matemática básica e a engenharia, como forma de unir a abordagem clássica do ensino médio, com a experiência de problemas práticos e cotidianos vivenciados na profissão. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_spauad.pdf | 45,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.