Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61858
Tipo: Dissertação
Título : Não se filma o mesmo quintal duas vezes: abordagens espaciais nos filmes de André Novais Oliveira
Título en inglés: You can't film the same backyard twice: spatial approaches in André Novais Oliveira's films
Autor : Brasileiro, Samuel Alves Moreira
Tutor: Reis Filho, Osmar Gonçalves dos
Palabras clave : André Novais Oliveira;Espaço cinematográfico;Paisagem;Casa;Cidade
Fecha de publicación : 2021
Citación : BRASILEIRO, Samuel Alves Moreira. Não se filma o mesmo quintal duas vezes: abordagens espaciais nos filmes de André Novais Oliveira. 2021. 243 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: Os filmes dirigidos por André Novais Oliveira têm se destacado na cinematografia brasileira contemporânea pelo olhar singular que lançam para a cidade de Contagem, Minas Gerais, e para sua família em um jogo cênico que borra os limites entre os regimes documental e ficcional. A presente pesquisa investiga como a direção cinematográfica pode ser pensada a partir de abordagens espaciais (GAUDIN, 2015) por meio de análise dos processos e escolhas estéticas de André Novais Oliveira. Inspirado nas pesquisas de vídeos-ensaios de Catherine Grant (2012, 2014, 2016) em diálogo com o trabalho da série “Parallel I-IV” (2012) do cineasta Harun Farocki, desenvolvemos uma metodologia de análise fílmica a partir da criação de ensaios audiovisuais. O método consiste na montagem em paralelo de cenas selecionadas dos filmes do corpus da pesquisa: “Fantasmas” (2010), “Domingo” (2011), “Pouco Mais de Um Mês” (2013), “Ela Volta na Quinta” (2014), “Quintal” (2015) e “Temporada” (2018). Esta ferramenta de análise possibilitou investigar as semelhanças, diferenças e repetições espaciais nos filmes de Novais Oliveira. Em cada capítulo, discutimos um conceito de espaço – a paisagem (LEFEBVRE, PRYSTHON, PEIXOTO, CHAUVIN, CAUQUELIN), a casa (GOETZ, LIMA, BACHELARD) e a cidade (COMOLLI, SODRÉ, LEPECKI) – em relação à encenação para desdobrarmos a concepção de abordagem espacial e a forma como instaura regimes estéticos distintos. Como a paisagem é construída nos filmes de André Novais Oliveira? Como entender a casa como um espaço de criação entre o habitar e o encenar? De que modo podemos pensar a cidade como um espaço coreográfico?
Abstract: The films directed by André Novais Oliveira have stood out in contemporary brazilian cinematography for the unique look they cast on the city of Contagem, Minas Gerais, and on his family in a scenic game that blurs the boundaries between documentary and fictional regimes. The present research investigates how film direction can be thought of from spatial approaches (GAUDIN, 2015) through an analysis of the processes and aesthetic choices of André Novais Oliveira. Inspired by Katherine Grant's film-essay research (2012, 2014, 2016) in dialogue with the work of filmmaker Harun Farocki's “Parallel I-IV” (2012) series, we develop a methodology of film analysis from the creation of audiovisual essays. The method consists in a parallel montage of selected scenes from the films in the research corpus: “Ghosts” (2010), “Sunday” (2011), “About a Month” (2013), “She Comes Back on Thursday” (2014), “Backyard” (2015) and “Long Way Home” (2018). This analysis tool made it possible to investigate the similarities, differences and spatial repetitions in Novais Oliveira's films. In each chapter, we discuss a concept of space - the landscape (LEFEBVRE, PRYSTHON, PEIXOTO, CHAUVIN, CAUQUELIN), the house (GOETZ, LIMA, BACHELARD), and the city (COMOLLI, SODRÉ, LEPECKI) - in relation to staging in order to unfold the conception of spatial approach and the way it institutes distinct aesthetic regimes. How is landscape constructed in André Novais Oliveira's films? How can we understand the house as a space of creation between inhabiting and staging? In what way can we think of the city as a choreographic space?
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61858
Aparece en las colecciones: PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_dis_sambrasileiro.pdf52,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.