Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61838
Tipo: Artigo de Evento
Título: Eficiência de modelos micromecânicos na obtenção das propriedades mecânicas do concreto de ultra alto desempenho reforçado por fibras
Autor(es): Anjos, Daniel Nascimento Campos dos
Melo, Carlos David Rodrigues
Palavras-chave: Concreto de ultra alto desempenho;Propriedades mecânicas;Micromecânica;Homogeneização
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: http://www.abmec.org.br/congressos-e-outros-eventos
Citação: ANJOS, Daniel Nascimento Campos dos; MELO, Carlos David Rodrigues. Eficiência de modelos micromecânicos na obtenção das propriedades mecânicas do concreto de ultra alto desempenho reforçado por fibras. In: IBERO-LATIN-AMERICAN CONGRESS ON COMPUTATIONAL METHODS IN ENGINEERING, CILAMCE- ABMEC, XL., 11-14 nov. 2019, Natal/RN, Brazil. Proceedings […], Natal/RN, Brazil, 2019.
Resumo: Devido as características excepcionais de resistência a compressão, durabilidade e ductilidade, o concreto de ultra alto desempenho reforçado com fibras (CUADRF) apresenta-se como uma alternativa a elaboração de projetos estruturais que possuam condições específicas de elevadas solicitações, seja por ação de agentes deletérios ambientais, proeminentes cargas estruturais ou variações térmicas extremas. Neste cenário, o CUADRF tem sido utilizado preponderantemente em recuperação ou reforço de estruturas. Para que as propriedades do CUADRF sejam integralmente desenvolvidas, demanda-se que sua microestrutura se apresente densa, resultando em um material de baixa porosidade. Em vista disso, a caracterização do comportamento mecânico depende primordialmente da interação entre as diversas fases que compõe a mistura, muitas vezes tornando-se necessária uma análise da microestrutura para definir o desempenho global do material. Dessa forma, o presente artigo visa estudar a obtenção das principais propriedades mecânicas do CUADRF por meio de simulação numérica utilizando uma abordagem micromecânica. Os resultados obtidos são comparados com resultados experimentais e analíticos obtidos na literatura. Os modelos de homogeneização adotados no presente artigo são: Mori-Tanaka, Auto Consistente, Voigt e Reuss. Ao final, os resultados aprontam que os modelos de Mori-Tanaka e Auto Consistente apresentam relativa precisão, subestimando os resultados experimentais do módulo de elasticidade. Enquanto que os modelos de Voigt e Reuss se mostram imprecisos para elevadas frações volumétricas de fibras.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61838
ISSN: 2675-6269
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DECC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_dncdanjos.pdf329,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.