Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61827
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Os desafios docentes no ‘ensino remoto’: experiências de estágio no ensino fundamental
Título en inglés: The teaching challenges in 'remote education': experiences of internship in fundamental education
Autor : Rodrigues, Gleice de Alcântara
Gonzaga, Suelena Bernardo
Freitas, Ana Célia Sousa
Silva, Camilla Rocha da
Palabras clave : Ensino Fundamental;Práticas docentes;Ensino remoto emergencial;Covid-19;Teaching practices;Emergency remote education
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Revista Arma da Crítica
Citación : RODRIGUES, Gleice Alcântara; GONZAGA, Suelena Bernardo; FREITAS, ana Célia Sousa. Os desafios docentes no ‘ensino remoto’: experiências de estágio no ensino fundamental. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n. 14, p. 256-266, dez. 2020.
Resumen en portugués brasileño: O presente artigo apresenta as reflexões resultantes da pesquisa realizada durante o Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. O referido estágio foi realizado de modo suplementar, em decorrência da situação de isolamento social decretada em virtude da pandemia de Covid-19, no ano de 2020. O objetivo foi acompanhar o trabalho de uma docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a fim de analisar criticamente as práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto do ensino remoto emergencial. Para isso, foi realizada uma pesquisa participante que contou com uma entrevista semiestruturada e a observação/acompanhamento das atividades da referida professora. Concluímos que o advento da pandemia não somente paralisou os serviços da sociedade, uma vez que também acometeu os indivíduos de sentimentos, pensamentos e, por vezes, doenças que ameaçaram a vida e as relações, o que impactou significativamente nos processos de ensino e de aprendizagem das crianças.
Abstract: This article presents the reflections resulting from the research carried out during the Supervised Internship in Elementary School - Early Years. This internship was performed in a supplementary way, as a result of the social isolation decreed due to the Covid -19 pandemic, in 2020. The objective was to follow the work of a teacher in the Early Years of Elementary Education, to critically analyze the pedagogical practices developed in the context of emergency remote education. For this, the research was guided including a semi-structured interview and the observation/monitoring of the activities of that teacher. We conclude that the advent of the pandemic not only paralyzed society's services, once it also affected individuals with feelings, thoughts, and, sometimes, diseases that threatened life and relationships, which significantly impacted the teaching and learning processes of children.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61827
ISSN : 1984-4735
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: COVID-19 - Trabalhos relacionados
PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_art_garodrigues.pdf239,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.