Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61826
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no “ensino remoto” |
Título en inglés: | Teaching work in the pandemic scenario: experience report on pedagogical practices in remote teaching |
Autor : | Delfino, Francisco Claudenio dos Santos Silva, Sara de Castro Teixeira, Rejane Maria Lacerda Silva, Camilla Rocha da |
Palabras clave : | Ensino Fundamental;Docência;Covid-19;Pandemia;Elementary School;Teaching |
Fecha de publicación : | 2020 |
Editorial : | Revista Arma da Crítica |
Citación : | DELFINO, Francisco Claudenio; SILVA, Sara Castro; TEIXEIRA, Rejane Maria Lacerda; SILVA, Camilla Rocha da. O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no “ensino remoto”. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n. 14, p. 232-255, dez. 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente artigo apresenta a pesquisa realizada no Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, cujo objetivo principal foi observar e compreender o trabalho docente com o ensino remoto no contexto da pandemia de COVID-19. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada através de entrevista semiestruturada e acompanhamento remoto do trabalho de uma professora de uma escola pública no município de Fortaleza, atuando 5º ano do Ensino Fundamental. Também foram analisadas as atividades repassadas para os estudantes e a metodologia utilizada para avaliar o aprendizado destes. A pesquisa nos proporcionou o entendimento sobre a complexidade do trabalho docente na situação pandêmica que, diante da realidade atual, enfrenta diversos desafios. Ainda, foi possível conhecer as diversas estratégias e ferramentas utilizadas na busca por proporcionar a continuidade do ensino, mesmo com a suspensão das aulas presenciais, garantindo minimamente a participação de todos os estudantes. |
Abstract: | This article presents the research carried out in the Supervised Internship in Elementary Education - Early Years, whose main objective was to observe and understand the teaching work with remote education in the context of the COVID-19 pandemic. The research, by qualitative approach, was carried out through semi-structured interviews and remote monitoring of the work of a teacher from a public school in the city of Fortaleza, working in the 5th year of elementary school. The activities passed on to the students and the methodology used to evaluate their learning were also analyzed. The research provided us with an understanding of the complexity of teaching work in the pandemic situation, which, given the current reality, faces several challenges. Still, it was possible to know the various strategies and tools used in the pursuit to provide continuity of teaching, even with the suspension of face-to-face classes, minimally guaranteeing the participation of all students. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61826 |
ISSN : | 1984-4735 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | COVID-19 - Trabalhos relacionados PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_fcsdelfino.pdf | 224,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.