Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61819
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O “ensino remoto” nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e experiências docentes na rede pública municipal de Fortaleza |
Título em inglês: | 'Remote teaching' in the early years of fundamental education: challenges and teaching experiences in the municipal public network of Fortaleza |
Autor(es): | Andrade, Talita Priscila Bernardo Silva, Tarcísio Joilson Carneiro da Freitas, Emília Paula Silva, Camilla Rocha da |
Palavras-chave: | Ensino remoto emergencial;Docência;Ensino Fundamental;Emergency remote education;Teaching;Elementary School |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Arma Crítica |
Citação: | ANDRADE, Talita Priscila Bernardo; SILVA, Tarcísio Joilson Carneiro da; FREITAS, Emília Paula; SILVA, Camilla Rocha da. O “ensino remoto” nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e experiências docentes na rede pública municipal de Fortaleza. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n. 14, p. 191-206, dez. 2020. |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo compreender como tem acontecido o trabalho de uma professora do 1º ano do Ensino Fundamental da rede pública de Fortaleza-CE, dentro do contexto de ensino remoto de caráter emergencial durante a pandemia da Covid-19. Tratou-se de uma pesquisa do tipo qualitativa e para a construção dos dados realizamos encontros e entrevistas virtuais. Para a análise, apoiamo-nos em relatórios de pesquisa sobre os efeitos da pandemia no sistema educacional. Diante disso, pudemos compreender que este ensino remoto aconteceu prioritariamente com o envio de atividade e áudios explicativos através do aplicativo WhatsApp. Além disso, pudemos conceber como essencial a participação dos familiares como mediadores nesse processo de ensino e aprendizagem. Ademais, constatamos que as condições socioeconômicas das crianças e de suas famílias se apresentam como mais um obstáculo a ser superado por docentes no processo de ensino. Desse modo, concluímos que, apesar dos esforços de professoras, gestores educacionais e familiares, as limitações de recursos e perdas em relação ao desenvolvimento e o aprendizado das crianças são reais e inevitáveis. |
Abstract: | This article presents the research carried out in the Supervised Internship in Elementary Education - Early Years, whose main objective was to observe and understand the teaching work with remote education in the context of the COVID-19 pandemic. The research, by qualitative approach, was carried out through semi-structured interviews and remote monitoring of the work of a teacher from a public school in the city of Fortaleza, working in the 5th year of elementary school. The activities passed on to the students and the methodology used to evaluate their learning were also analyzed. The research provided us with an understanding of the complexity of teaching work in the pandemic situation, which, given the current reality, faces several challenges. Still, it was possible to know the various strategies and tools used in the pursuit to provide continuity of teaching, even with the suspension of face-to-face classes, minimally guaranteeing the participation of all students. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61819 |
ISSN: | 1984-4735 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_tpbandrade.pdf | 283,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.