Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61811
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa Filho, Francisco Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | Carmo, Maurilene do | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Luís Távora Furtado | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-05T13:18:09Z | - |
dc.date.available | 2021-11-05T13:18:09Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA FILHO, Francisco Gonçalves de; CARMO, Maurilene do; RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Pandemia de COVID-19 e as atividades educativas emergenciais: a experiência do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação Universidade Federal do Ceará. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n. 14, p. 110-132, dez. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-4735 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61811 | - |
dc.description.abstract | This paper presents a reflection on university Education in the context of the Covid-19 pandemic. It aims to expose the impacts caused by the Covid-19 pandemic on education, mainly due to the prescription of virtual education to replace face-to-face education during social isolation. The methodology consisted of a literature review and documentary analysis of productions that deal with the subject. Initially, the pandemic is contextualized in the world and in Brazil specifically; then emancipatory education is spoken of as one of the ways to overcome the crises that penalize the working classes; the following topic deconstructs the conceptual confusion between distance education and remote education; finally, we report the experience of emergency educational activities in Pedagogy at the Universidade Federal do Ceará. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Arma Crítica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Pandemia de Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Atividades Educativas Emergenciais | pt_BR |
dc.subject | Faced/Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | University education | pt_BR |
dc.subject | Emergency Educational Activities | pt_BR |
dc.title | Pandemia de COVID-19 e as atividades educativas emergenciais: a experiência do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre ensino superior no contexto da pandemia de Covid-19. Assume como objetivo expor um registro dos impactos provocados pela pandemia de Covid-19 na educação, principalmente por conta da prescrição do ensino virtual em substituição ao ensino presencial durante o isolamento social. A metodologia consistiu de uma revisão da literatura e análise documental de produções que versam sobre o assunto. Inicialmente faz-se uma contextualização da pandemia no mundo e no Brasil; em seguida fala-se da educação emancipadora como uma das formas de superação das crises que penalizam as classes trabalhadoras; no tópico seguinte se desconstrói a confusão conceitual entre educação a distância e ensino remoto; por fim, relata-se a experiência das atividades educativas emergenciais do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. | pt_BR |
dc.title.en | COVID-19 pandemic and emergency educational activities: the experience of the pedagogy in the Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Aparece nas coleções: | COVID-19 - Trabalhos relacionados PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_fgdsousafilho.pdf | 377,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.