Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61811
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa Filho, Francisco Gonçalves de-
dc.contributor.authorCarmo, Maurilene do-
dc.contributor.authorRibeiro, Luís Távora Furtado-
dc.date.accessioned2021-11-05T13:18:09Z-
dc.date.available2021-11-05T13:18:09Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSOUSA FILHO, Francisco Gonçalves de; CARMO, Maurilene do; RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Pandemia de COVID-19 e as atividades educativas emergenciais: a experiência do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação Universidade Federal do Ceará. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n. 14, p. 110-132, dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4735-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61811-
dc.description.abstractThis paper presents a reflection on university Education in the context of the Covid-19 pandemic. It aims to expose the impacts caused by the Covid-19 pandemic on education, mainly due to the prescription of virtual education to replace face-to-face education during social isolation. The methodology consisted of a literature review and documentary analysis of productions that deal with the subject. Initially, the pandemic is contextualized in the world and in Brazil specifically; then emancipatory education is spoken of as one of the ways to overcome the crises that penalize the working classes; the following topic deconstructs the conceptual confusion between distance education and remote education; finally, we report the experience of emergency educational activities in Pedagogy at the Universidade Federal do Ceará.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Arma Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectPandemia de Covid-19pt_BR
dc.subjectAtividades Educativas Emergenciaispt_BR
dc.subjectFaced/Pedagogiapt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.subjectEmergency Educational Activitiespt_BR
dc.titlePandemia de COVID-19 e as atividades educativas emergenciais: a experiência do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho apresenta uma reflexão sobre ensino superior no contexto da pandemia de Covid-19. Assume como objetivo expor um registro dos impactos provocados pela pandemia de Covid-19 na educação, principalmente por conta da prescrição do ensino virtual em substituição ao ensino presencial durante o isolamento social. A metodologia consistiu de uma revisão da literatura e análise documental de produções que versam sobre o assunto. Inicialmente faz-se uma contextualização da pandemia no mundo e no Brasil; em seguida fala-se da educação emancipadora como uma das formas de superação das crises que penalizam as classes trabalhadoras; no tópico seguinte se desconstrói a confusão conceitual entre educação a distância e ensino remoto; por fim, relata-se a experiência das atividades educativas emergenciais do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.pt_BR
dc.title.enCOVID-19 pandemic and emergency educational activities: the experience of the pedagogy in the Universidade Federal do Cearápt_BR
Aparece nas coleções:COVID-19 - Trabalhos relacionados
PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_fgdsousafilho.pdf377,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.