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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCallegari, Amanda-
dc.contributor.authorVieira, Ana Paula Alves-
dc.contributor.authorTuleski, Silvana-
dc.contributor.authorLeal, Zaira Fátima de Rezende González-
dc.date.accessioned2021-11-05T13:07:06Z-
dc.date.available2021-11-05T13:07:06Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCALLEGARI, Amanda; VIEIRA, Ana Paula Alves; TULESKI, Silvana; LEAL, Zaira Fátima de Rezende González. “Não sou capaz de juntar nem três palavras, sou um nada”: a importância da apropriação da linguagem escrita no filme Minhas tardes com Margueritte. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n. 14, p. 1-21, dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4735-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61807-
dc.description.abstractThis article aims to discuss, from the perspective of the Historical-Cultural Psychology, the genesis of the regulatory function of language and the importance of the appropriation of written language, analyzing the film "My Evenings with Margueritte" (Original: “La Tetê en Friche”, BECKER, 2010). The protagonist Germain, a French worker that had a troubled childhood at home and at school (in the sense of not favorable to learning) has little mastery of written language, and shows difficulty in planning his speeches and actions. From the contact with writing, provided by Margueritte, the protagonist lives a process of psychic change and behavioral transformations, which confirms the presuppositions of the Historical-Cultural approach which is that the appropriation of written language reorganizes the psychism and modifies the conduct. It was concluded that the voluntary act is a social process and not innate and, therefore, must necessarily be learned, having a great importance for human developmentpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Arma Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia Histórico-Culturalpt_BR
dc.subjectLinguagem escritapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectPsychology Historical-Culturalpt_BR
dc.subjectWritten languagept_BR
dc.subjectlenguaje escritopt_BR
dc.subjectCinept_BR
dc.title“Não sou capaz de juntar nem três palavras, sou um nada”: a importância da apropriação da linguagem escrita no filme Minhas tardes com Marguerittept_BR
dc.title.alternative"No soy capaz de unir tres palabras, soy un nada": la importancia de la apropiación de la lengua escrita en la película mis tardes con Marguerittept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo objetivou discutir, desde os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, a gênese da função reguladora da linguagem e a importância da apropriação da linguagem escrita, analisando o filme “Minhas Tardes com Margueritte” (BECKER, 2010). O protagonista Germain, trabalhador francês proveniente de infância conturbada em casa e na escola (no sentido de não favorável ao aprendizado) apresenta pouco domínio da linguagem escrita, tendo dificuldades em planejar suas falas e ações. A partir do contato com a escrita, proporcionado por Margueritte, o protagonista vive um processo de mudança psíquica e transformações do comportamento, o que confirma os pressupostos do enfoque psicológico em questão, de que a apropriação da linguagem escrita reorganiza o psiquismo e modifica a conduta. Concluiu-se que o ato voluntário é um processo social e não inato e, por isso, deve necessariamente ser aprendido, contribuindo para o entendimento da importância da apropriação da linguagem para o desenvolvimento humano.pt_BR
dc.description.abstract-esEste artículo tiene como objetivo discutir, desde la Psicología Histórico-Cultural, la génesis de la función reguladora del lenguaje y la importancia de la apropiación del lenguaje escrito, en un análisis de la película "Mis tardes con Margueritte" (BECKER, 2010). El protagonista Germain, un trabajador francés que tuvo una infancia con problemas en su hogar y en la escuela (es decir, no conducente al aprendizaje) presenta poco dominio del lenguaje escrito, tiene problemas para la planificación de su discurso y sus acciones. Desde el contacto con la escritura, proporcionada por Margueritte, el protagonista presenta un cambio en su proceso psíquico y una transformación de su conducta, lo que confirma las suposiciones del enfoque psicológico en cuestión, el cual afirma que la apropiación de la lengua escrita reorganiza la psique y modifica la conducta. Se concluyó que el acto voluntario es un proceso social y no innato y, por lo tanto, necesariamente debe ser aprendido, lo que contribuye a la comprensión de la importancia de la apropiación del lenguaje para el desarrollo humano.pt_BR
dc.title.en“I'm not able to put together even three words, I'm nothing”: the importance of appropriating written language in the film My afternoons with Marguerittept_BR
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