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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61797
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Sofia Leite Correia | - |
dc.contributor.author | Carvalho, André Férrer | - |
dc.contributor.author | Aquino, Ana Luíza Torquato de | - |
dc.contributor.author | Nunes Neto, Paulo Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Matheus Parente de | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-04T19:24:39Z | - |
dc.date.available | 2021-11-04T19:24:39Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Sofia Leite Correia; CARVALHO, André Férrer; AQUINO, Ana Luíza Torquato de; NUNES NETO, Paulo Rodrigues; OLIVEIRA, Matheus Parente de. Desenvolvimento de habilidades para diagnóstico e manejo da depressão entre estudantes no internato médico: possibilidades de novas ações de extensão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61797 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Médicos - Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Depressão | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de habilidades para diagnóstico e manejo da depressão entre estudantes no internato médico: possibilidades de novas ações de extensão | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | INTRODUÇÃO: Médicos de atenção primária se deparam frequentemente com pacientes em Depressão. Há evidências de lacunas de aprendizado em saúde mental entre médicos generalistas, porém se sabe pouco sobre o desenvolvimento das habilidades para diagnóstico e manejo do Transtorno Depressivo Maior durante o internato médico. O projeto Serotonina tem contribuído para aumentar o conhecimento acerca da Depressão e outros transtornos afetivos, mas alcançou, sobretudo, alunos do 1º ao 8º semestres da Universidade Federal do Ceará-UFC. OBJETIVO: Descrever a percepção autorrelatada de habilidades de estudantes do internato para diagnóstico e manejo clínico da Depressão, e discutir novas possibilidades de extensão com foco no internato. MÉTODO: Alunos do 10º (S10) e 12º (S12) semestres do curso de medicina da UFC foram convidados a responder sobre suas habilidades para diagnóstico, manejo e, especificamente, prescrição de antidepressivos e estabilizadores do humor (lítio, carbamazepina e valproato). RESULTADOS: A amostra foi constituída por 40 indivíduos, sendo 20 de cada turma. A percepção de habilidades obteve percentuais maiores entre alunos do segundo ano de internato quanto a ser moderadamente ou totalmente hábil para diagnóstico (S1: 65%; S12: 70%), manejo clínico (S1: 40%; S12: 65%), prescrição de antidepressivos tricíclicos (S1: 35%; S12: 70%) e inibidores seletivos de recaptação de serotonina (S1: 45%; S12: 85%). Ambos os grupos apresentaram percepção majoritária de pouca ou nenhuma habilidade de prescrição de estabilizadores do humor (S1: 80%; S12: 75%). CONCLUSÃO: Os dados sugerem melhora geral nas habilidades clínicas em Psiquiatria entre o primeiro e segundo anos, mas com maiores limitações no uso de psicofármacos. Ações itinerantes sobre situações clinicas em interface com os diferentes estágios poderão favorecer melhora do nível de conhecimento e habilidades para avaliação, diagnóstico e tratamento da Depressão. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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