Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61774
Tipo: TCC
Título: Descobrindo o mundo pelas lentes da casa azul: a educomunicação na forma de fotógrafos e produtores audiovisuais da fundação casa grande
Autor(es): Santos, Mailca Marques Nascimento dos
Orientador: Cavalcante, Andrea Pinheiro Paiva
Palavras-chave: Educomunicação;Fundação casa grande;Infância;Fotografia
Data do documento: 2021
Citação: SANTOS, Mailca Marques Nascimento dos. Descobrindo o mundo pelas lentes da casa azul: a educomunicação na forma de fotógrafos e produtores audiovisuais da fundação casa grande. Orientadora: Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante. 2021. 96 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social) - Graduação em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal entender o papel do conceito de educomunicação na formação de fotógrafos e produtores audiovisuais da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri. Ademais, averiguar a Casa Grande como um local de práticas educomunicativas, em que as expressões artísticas se fazem presentes. Nesse sentido, foram consideradas as aulas-viagem à Fundação que ocorreram em 2018 e 2019, as experiências práticas de parceria entre UFC e Casa Grande, entrevistas com fotógrafos e produtores audiovisuais, análise de redes sociais, informações fornecidas através do Whatsapp e curadoria de materiais e conteúdos. Os referenciais teóricos dessa discussão são os pioneiros da educomunicação: Paulo Freire, um dos primeiros a entender a relação entre educação e comunicação; Mário Kaplún, que integrou o conceito a partir do uso crítico da mídia; Ismar Soares, essencial na sistematização da educomunicação enquanto conceito; Jesús Martín-Barbero, outra importante referência na discussão entre educação e comunicação; e as organizações e instituições que também foram contribuintes nesse processo. Outro elemento que esteve presente na pesquisa foram os referenciais de discussão entre infância, juventude e mídia para entender o processo formativo de educação infantil da Fundação Casa Grande. Após análises, observações, vivências e conversas, conclui-se que, embora não utilizem o conceito de educomunicação para descrever o processo formativo da Casa Grande, essa formação é composta por práticas educomunicativas. A experiência através da prática, o “aprender fazendo”, o aprendizado através do diálogo e da troca são fatores que caracterizam essas práticas e tornam todo o processo um exemplo prático da educomunicação em uma ONG no meio do sertão cearense.
Abstract: The main objective of this work is to understand the role of the concept of educommunication in the training of photographers and audiovisual producers at Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri. Furthermore, investigate Casa Grande as a place of educommunicative practices, where artistic expressions are present. In this sense, they were evaluated as trip classes to the Foundation that took place in 2018 and 2019, as practical experiences of partnership between UFC and Casa Grande, identified with photographers and audiovisual producers, analysis of social networks, information provided through Whatsapp and curation of materials and content. The theoretical references of this discussion are the pioneers of educommunication: Paulo Freire, one of the first to understand the relationship between education and communication; Mário Kaplún, who integrated the concept from the critical use of the media; Ismar Soares, essential in the systematization of educommunication as a concept; Jesús Martín-Barbero, another important reference in the discussion between education and communication; and the institutions and institutions that were also contributors to this process. Another element that was present in the research was the discussion references between childhood, youth and the media to understand the formative process of early childhood education at Fundação Casa Grande. After analyses, analyses, experiences and conversations, it is concluded that, although I do not use the concept of educommunication to describe the formative process of Casa Grande, this formation is composed of educommunicative practices. Experience through practice, “learning by doing”, teaching through dialogue and exchange are factors that characterize these practices and make the entire process a practical example of educommunication in an NGO in the middle of the Ceará backlands.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61774
Aparece nas coleções:PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_mmndossantos.pdf.pdf9,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.