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dc.contributor.advisorGuimarães, Elidihara Trigueiro-
dc.contributor.authorSchramm, Carolina Oliveira-
dc.date.accessioned2021-11-03T14:46:00Z-
dc.date.available2021-11-03T14:46:00Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSCHRAMM, Carolina Oliveira. A desigualdade de gênero pela visão de administradoras: uma análise feita a partir da percepção de mulheres formadas pela Universidade Federal do Ceará. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61738-
dc.description.abstractThe struggle for equity marked Women's history. However, gender inequality persists in social relationships, directly affecting female professional development. Analyzing the perception of women graduated in Administration in relation to gender inequality in their professional trajectory, thus, became the general objective of this study. Furthermore, the specific objectives were to highlight the fight through higher education as an essential part of the construction of the female career, to deepen even more on the insertion of women in the labor market, to show the scenario faced by the administrator in her professional trajectory considering current social patterns, and to suggest resolution proposals for the problems found. The methodological procedures consisted of collecting and evaluating, through the application of content analysis proposed by Bardin (1977) in semi-structured interviews, the perspective of 15 administrators trained at the Universidade Federal do Ceará (UFC) about the problem. For this, a sample of 10% of graduates in administration between the years 2018 and 2020, applying the conceptual saturation method. For this was used a sample of 10% of graduates in administration between the years 2018 and 2020, applying the conceptual saturation method. The results of the study demonstrate, between others, that, despite believing they had received an egalitarian education, most respondents complained about the precarious teaching from a gender perspective during their graduation. As for the labor market, they all believe that there is still inequality of opportunity for men and women in the labor market, especially in areas considered masculine.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAdministração - Desigualdade de gêneropt_BR
dc.subjectMulheres - Desigualdade de gêneropt_BR
dc.subjectMulher (Administradora) - Mercado de trabalhopt_BR
dc.subjectMulheres - Mercado de trabalhopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissional feminino - Mercado de trabalhopt_BR
dc.titleA desigualdade de gênero pela visão de administradoras: Uma análise feita a partir da percepção de mulheres formadas pela Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA história feminina é marcada pela luta por equidade. Todavia, a desigualdade de gênero ainda persiste nas relações sociais, afetando diretamente o desenvolvimento profissional feminino. Analisar a percepção da mulher graduada em Administração em relação a desigualdade de gênero na trajetória profissional, tornou-se, assim, o objetivo geral do presente estudo. Ademais, teve-se como objetivos específicos: evidenciar o combate por meio da educação superior como parte essencial da construção da carreira feminina, aprofundar ainda mais sobre a inserção feminina no mercado de trabalho, mostrar o cenário enfrentado pela administradora em sua trajetória profissional considerando os padrões sociais atuais, e sugerir propostas de resolução para as problemáticas encontradas. Os procedimentos metodológicos consistiram em coletar e avaliar, por meio da aplicação da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977) em entrevistas semiestruturadas, a perspectiva de 15 administradoras formadas na Universidade Federal do Ceará (UFC) acerca da problemática. Para isto, utilizou-se uma amostra de 10% das graduadas em administração entre os anos 2018 e 2020, aplicando-se o método de saturação conceitual. Os resultados do estudo demonstram, entre outros, que, apesar de acreditarem ter recebido educação igualitária, a maioria das respondentes se queixou quanto ao precário ensino da perspectiva de gênero durante a graduação. Quanto ao mercado de trabalho, todas acreditam que ainda há desigualdade de oportunidades para homens e mulheres no mercado de trabalho, principalmente em áreas ditas como masculinas.pt_BR
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