Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61709
Type: Resumo
Title: Um novo modelo de aprendizagem cooperativa – EPEQ UFC (Escola Piloto de Engenharia Química da UFC 23067.000758/2016-44)
Authors: Nogueira, Sarah Alves Damasceno
Caliope, Jemima Silva
Fernandes, Matheus Lopes
Silvino, Pedro Felipe Gadelha
Keywords: Engenharia química - Estudo e ensino;Aprendizagem cooperativa;Engenheiro químico - Formação
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: NOGUEIRA, Sarah Alves Damasceno; CALIOPE, Jemima Silva; FERNANDES, Matheus Lopes; SILVINO, Pedro Felipe Gadelha. Um novo modelo de aprendizagem cooperativa – EPEQ UFC (Escola Piloto de Engenharia Química da UFC 23067.000758/2016-44). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Abstract in Brazilian Portuguese: A Escola Piloto de Engenharia Química é um projeto de extensão criado em 2016 que tem como intuito estudar temas ainda não contemplados na atual matriz curricular do curso de engenharia química, embora sendo estes de grande importância para a atuação do engenheiro químico. No início do semestre foi realizada uma pesquisa online com engenheiros químicos atuantes no mercado de trabalho, para solicitar sugestões de temas. Uma vez coletadas as sugestões, os membros se reuniram para a seleção do tema a ser estudado no semestre. Após a escolha iniciou-se a coleta de bibliografia e também a estruturação do cronograma das atividades. Durante o semestre os membros realizaram aulas e treinamentos internos, onde cada conteúdo se complementou para contemplar a temática escolhida. Tanto as aulas expositivas quanto as reuniões administrativas são acompanhadas pelos tutores do projeto. O curso é formulado durante um semestre e ofertado ao público externo no semestre seguinte. O primeiro curso, que contempla o tema Corrosão e Tintas Anticorrosivas está sendo ministrado no mês de setembro, e contou com participação de 23 alunos inscritos, sendo destes 11 de outras IES e 12 da UFC. Todas as aulas são avaliadas pelos alunos através de um formulário, que por sua vez está atrelado a uma pontuação, e que após a aula é repassada para planilha para cálculo da média do professor. O projeto tem alcançados os resultados inicialmente previstos e impactado positivamente o Curso de Engenharia Química e os alunos envolvidos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61709
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_sadnogueira.pdf75,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.