Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61709
Tipo: Resumo
Título: Um novo modelo de aprendizagem cooperativa – EPEQ UFC (Escola Piloto de Engenharia Química da UFC 23067.000758/2016-44)
Autor(es): Nogueira, Sarah Alves Damasceno
Caliope, Jemima Silva
Fernandes, Matheus Lopes
Silvino, Pedro Felipe Gadelha
Palavras-chave: Engenharia química - Estudo e ensino;Aprendizagem cooperativa;Engenheiro químico - Formação
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: NOGUEIRA, Sarah Alves Damasceno; CALIOPE, Jemima Silva; FERNANDES, Matheus Lopes; SILVINO, Pedro Felipe Gadelha. Um novo modelo de aprendizagem cooperativa – EPEQ UFC (Escola Piloto de Engenharia Química da UFC 23067.000758/2016-44). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: A Escola Piloto de Engenharia Química é um projeto de extensão criado em 2016 que tem como intuito estudar temas ainda não contemplados na atual matriz curricular do curso de engenharia química, embora sendo estes de grande importância para a atuação do engenheiro químico. No início do semestre foi realizada uma pesquisa online com engenheiros químicos atuantes no mercado de trabalho, para solicitar sugestões de temas. Uma vez coletadas as sugestões, os membros se reuniram para a seleção do tema a ser estudado no semestre. Após a escolha iniciou-se a coleta de bibliografia e também a estruturação do cronograma das atividades. Durante o semestre os membros realizaram aulas e treinamentos internos, onde cada conteúdo se complementou para contemplar a temática escolhida. Tanto as aulas expositivas quanto as reuniões administrativas são acompanhadas pelos tutores do projeto. O curso é formulado durante um semestre e ofertado ao público externo no semestre seguinte. O primeiro curso, que contempla o tema Corrosão e Tintas Anticorrosivas está sendo ministrado no mês de setembro, e contou com participação de 23 alunos inscritos, sendo destes 11 de outras IES e 12 da UFC. Todas as aulas são avaliadas pelos alunos através de um formulário, que por sua vez está atrelado a uma pontuação, e que após a aula é repassada para planilha para cálculo da média do professor. O projeto tem alcançados os resultados inicialmente previstos e impactado positivamente o Curso de Engenharia Química e os alunos envolvidos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61709
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_sadnogueira.pdf75,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.