Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61691
Tipo: TCC
Título: “Descobrindo o mundo secreto dos invertebrados”: uma ferramenta didática para o ensino-aprendizado de zoologia
Autor(es): Lima, Marianny Kellen Silva
Orientador: Cascon, Helena Matthews
Coorientador: Mota, Erika Freitas
Palavras-chave: Jogo educativo;Invertebrados;Ensino-aprendizado
Data do documento: 2017
Citação: LIMA, Marianny Kellen Silva. “Descobrindo o mundo secreto dos invertebrados”: uma ferramenta didática para o ensino-aprendizado de zoologia. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: Diante das dificuldades em ministrar o conteúdo de zoologia de invertebrados no tempo determinado e de maneira que estimule o interesse dos estudantes, foi proposta a utilização de técnicas com certa flexibilidade e dinâmicas, de maneiras atrativas, para o ensino desse conteúdo tão amplo e diverso. A ferramenta de apoio usada para atrair os alunos no conteúdo de ciências foi o jogo educativo, que tem como objetivo auxiliar o professor na construção do conhecimento do aluno. A ideia desenvolvida teve como objetivo a produção, aplicação e avaliação do jogo de tabuleiro educativo “Descobrindo o Mundo Secreto dos Invertebrados”, que auxiliou na aprendizagem e compreensão do conteúdo de zoologia de invertebrados. A metodologia foi feita a partir de bibliografia sobre jogos educativos e nos conteúdos biológicos, tendo como base o livro didático usado pelos estudantes. A produção foi feita em gráfica, no material de PVC, para que a sua vida útil fosse viável. A avaliação foi realizada através de questionários, pré e pós aplicação do jogo. Os resultados da aplicação mostraram que o jogo foi eficiente no processo de ensino e que tanto os alunos quanto o professor gostaram dessa nova maneira de aprender.
Abstract: In front of the difficulties in teaching Zoology of Invertebrates in a determined time and in a way that stimulates the student’s interest, it was proposed the use of techniques with a certain flexibility and dynamics, in attractive ways, to teach such a wide and diverse content. The support tool used to attract students to science subjects was an educational game, which aims to assist the teacher in building student’s knowledge. The goal here was to manufacture, apply and evaluate the educational board game called "Discovering the Secret World of Invertebrates", which aided the learning and understanding process of the invertebrate zoology contents. The elaboration was made with the aid of educational games bibliography and biological subjects, based on the textbook used by the students. The production was done in a print shop, with PVC material, to increase the game’s useful life. The evaluation was performed through questionnaires, with a pre and post application of the game. The application results showed that the game was efficient in the teaching process and that both the students and the teacher liked this new learning way.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61691
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_mkslima.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.