Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61683
Type: | TCC |
Title: | Os alunos e o ensino de botânica nas escolas: “se tem eu nunca tive” |
Authors: | Silva, Maria Virginia Oliveira da |
Advisor: | Soares, Arlete Aparecida |
Keywords: | Ambiente escolar;Educação básica;Percepções dos alunos |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | SILVA, Maria Virginia Oliveira da. Os alunos e o ensino de botânica nas escolas: “se tem eu nunca tive”. 2017. 33 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O ensino de biologia e ciências nas escolas se apresenta muitas vezes de forma extremamente teórica e expositiva com enfoque apenas nos conceitos científicos. Observando as aulas de botânica vemos que isso continua a ser repetido, gerando uma apatia em professores e alunos que acaba se tornando constante no cotidiano escolar. Em diversos trabalhos é analisado que essa falta de diversificação das aulas acaba se dando pela insegurança dos professores quanto aos próprios conhecimentos sobre o assunto que acaba se refletindo na forma de ministrar suas aulas, mesmo sendo um conteúdo que está presente em diversos locais da escola e no nosso dia-a-dia. Dessa forma, foi proposto a realização do presente trabalho para pensar o ensino e aprendizagem de botânica, através do olhar do aluno, pode-se compreender também como o ambiente escolar e as metodologias possam influenciar o aprendizado dessa área do conhecimento. Para isso foi aplicado um questionário com questões objetivas e abertas com alunos do 3º ano do ensino médio de duas escolas localizadas em Fortaleza - CE, estes questionários foram posteriormente analisados e interpretados. Nos resultados podemos observar como as plantas estão presentes na escola, quais as importâncias no cotidiano, como são as aulas, como os alunos gostariam que fossem, quais assuntos preferem, quais materiais costumam utilizar para estudo. Alguns alunos nem lembram quando foi a última vez que tiveram alguma aula sobre plantas, outros já se mostraram apáticos e sem vontade de participar da pesquisa por não saberem do conteúdo e com receio de “responder errado”. Apesar das escolas apresentarem ambientes para maior diversificação das aulas como jardins, hortas e laboratórios, eles não são utilizados. Assim podemos ver que o ensino de botânica como ocorre, segundo os alunos, não tem sido proveitoso pois acaba os deixando inseguros até quanto aos conhecimentos que já possuem. Escutar os alunos e procurar novos materiais de apoio seriam formas de modificar as aulas para se obter um melhor aproveitamento tanto do aluno quanto do professor. |
Abstract: | The teaching of biology and science in schools is often approached in an extremely theoretical and expositive way, focusing only on scientific concepts. In several studies it is proposed that this lack of diversification in classes its due to teacher’s insecurity regarding their own knowledge about the subject, which ends up being reflected in the form of teaching of their classes, even though it is a content that is present in several places of the school and in our day-to-day life. We observed that this kind of behavior still persists on botanical classes, generating apathy with this discipline in teachers and students, which ends up becoming constant from school routine through day life. Thus, we proposed in the present work to re-think the teaching and learning of botany through the student's eye. Through this approach one can also understand how the school environment and methodologies can influence the learning of this area of knowledge. For this purpose, a questionnaire with objective and open questions was applied to students from the 3rd year of high school in two schools located in Fortaleza - CE, these questionnaires were later analyzed and interpreted. In the results we can observe how the plants are present in the school, what are the importance in the daily life, how the classes are, how students would like them to be, what subjects they prefer, what materials they usually use for study. Some students do not remember when it was the last time they had a lesson on plants, others were already apathetic and unwilling to participate in the research because they did not know the content and were afraid to "give a wrong answer". Although the schools have environments for greater diversification of classes as gardens, vegetable gardens and laboratories, they are not used. Thus, we can see that the teaching of botany as it occurs, according to the students, has not been useful because it ends up leaving them insecure as far as the knowledge they already have. Listening to the students and looking for new support materials would be ways of modifying the classes to get a better use of both the student and the teacher. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61683 |
Appears in Collections: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_mvosilva.pdf | 548,71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.