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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61665
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Azevedo Filho, Mário Angelo Nunes de | - |
dc.contributor.author | Peixoto, Nara Gabriela de Mesquita | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-29T12:27:25Z | - |
dc.date.available | 2021-10-29T12:27:25Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | PEIXOTO, Nara Gabriela de Mesquita. Desenvolvimento de método de mapeamento do ruído de tráfego rodoviário em áreas urbanas utilizando SIG de acesso aberto e validação na cidade de Fortaleza. 2020. 160 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, Fortaleza, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61665 | - |
dc.description.abstract | he traffic flow and urban morphology are directly linked to noise pollution, which cause functional abnormalities reflected in human health and behavior. In order to develop preventive noise control plans, The Strategic Noise Maps have been used to provide information about environment noise levels. In Brazil, there is a difficulty in acquiring and processing data for modeling, so the objective of this work is to propose this noise modeling process and facilitate its use to technicians and researchers. A mapping procedure was proposed. It was developed using the Python language integrated with QGIS. First this procedure was compared with the commercial software Cadna-A, using the calculation model RLS90 in 2688 hypothetical scenarios with different urban morphology and road traffic characteristics. Then, a validation was carried out with 170 noise data collected in the city of Fortaleza. Some relationships were identified between the LAeq, L10, L90, TNI levels and the urban attributes. The use of this procedure enables the performance analyze of national and international predictive models, obtaining recommendations for use and application in the tested procedure. As result, the most complex model achieved the best performance. The Brazilian models achieved best results than a similar international model, which indicates the importance of developments adapted to local conditions. It was noticed that road with low vehicle flow and pavements other than asphalt had low performance, but the differences between the generated acoustic maps were only visible in complex geometry regions. Thus, this proposed procedure is recommended as an effective noise mapping tool to specific use in urban traffic noise analysis. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Poluição sonora | pt_BR |
dc.subject | Ruído de tráfego | pt_BR |
dc.subject | Mapeamento acústico | pt_BR |
dc.subject | Softwares SIG | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de método de mapeamento do ruído de tráfego rodoviário em áreas urbanas utilizando SIG de acesso aberto e validação na cidade de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O tráfego de veículos e a morfologia urbana estão diretamente relacionados à poluição sonora, que causa anormalidades funcionais na saúde e no comportamento humano. De modo a elaborar planos preventivos e de controle de ruído, os Mapas Estratégicos de Ruído (MER) são utilizados no planejamento urbano para fornecer informações sobre os níveis sonoros em ambiente externo. No Brasil, há uma dificuldade em adquirir e processar os dados necessários para essa modelagem, sendo o objetivo desse estudo propor um processo de mapeamento de ruído rodoviário que seja mais acessível para técnicos e pesquisadores. Para isso, foi desenvolvido, em linguagem Python, um procedimento integrado com o software de acesso aberto QGIS. Primeiramente, esse procedimento foi comparado com o software comercial Cadna-A utilizando o modelo preditivo RLS90 em 2688 cenários hipotéticos com diferentes características de geometria urbana e de tráfego viário. Posteriormente, foi realizada validação com 170 coletas sonoras na cidade de Fortaleza e identificadas algumas relações entre os níveis LAeq, L10, L90, TNI e os atributos urbanos analisados. A utilização desse procedimento permitiu analisar o desempenho de modelos preditivos nacionais e internacionais, sendo feitas recomendações de uso e aplicação no procedimento testado. Como resultado, o modelo mais complexo obteve melhor desempenho, mas os modelos nacionais performaram melhor que um modelo internacional com características semelhantes. Isso demonstra a importância dos desenvolvimentos adaptados às condições locais. O menor desempenho dos modelos ocorreu em vias com baixo fluxo de veículos e com pavimentos diferentes do asfáltico, embora as diferenças entre os mapas acústicos gerados tenham sido apenas perceptíveis em regiões com complexa geometria dos elementos simulados. Assim, conclui-se que o procedimento proposto é recomendado como uma ferramenta eficaz na elaboração de MER´s com uso específico na análise do ruído rodoviário em meio urbano. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DET - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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