Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61634
Type: | TCC |
Title: | Educação inclusiva na formação de um professor de ciências e biologia. O que é isso? Relato de uma experiência |
Authors: | Oliveira, Nathalia Braga Fayão |
Advisor: | Silva, José Roberto Feitosa |
Keywords: | Pibid;Educação inclusiva;Formação de professores |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | OLIVEIRA, Nathalia Braga Fayão. Educação inclusiva na formação de um professor de ciências e biologia. O que é isso? Relato de uma experiência. 2017. 55 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O objetivo deste trabalho foi investigar a importância do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) na formação do futuro docente de Ciências e Biologia e como a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais acontece na prática. Esta pesquisa foi feita através do meu percurso enquanto bolsista do subprojeto Educação Inclusiva de abril de 2014 a fevereiro de 2016 em duas escolas de Fortaleza – CE e com a aplicação de um questionário com 5 perguntas abertas a 4 bolsistas do mesmo subprojeto. Como método de pesquisa foi utilizado a experiência do vivido para descrever o meu percurso, desde o meu interesse inicial pelas Ciências, passando por meu ingresso no curso de Ciências Biológicas e a participação como bolsista do subprojeto Educação Inclusiva. A vivência interdisciplinar trás novos olhares sobre o ensino, mostrando que é possível integrar diferentes disciplinas por meio da educação inclusiva. Contudo esta ainda é vista com certa relutância pelos profissionais do ensino, que por vezes confundem o bolsista com cuidador ou acompanhante. Apesar das dificuldades encontradas para o desenvolvimento das atividades, o Pibid mostrou-se valioso para os bolsistas do projeto, reafirmando sua escolha sobre a docência e norteando sua práxis pedagógica. |
Abstract: | The objective of this work was to investigate the importance of the Institutional Initiation to Teaching Program (Pibid) in the formation of the future teacher of Science and Biology and how the inclusion of children with special educational needs happens in practice. This research was done through my course as a scholarship holder of the Inclusive Education subproject from April 2014 to February 2016 in two schools in Fortaleza - CE and with the application of a questionnaire with 5 open questions to 4 scholarship holders from the subproject. As a research method, my experience was used to describe my course, since my initial interest in Sciences, passing through to the course in Biological Sciences and participation as a scholarship holder of the Inclusive Education subproject. Interdisciplinary experience brings new perspectives on teaching, showing that it is possible to integrate different disciplines through inclusive education. However, this is still seen with some reluctance by teaching professionals who sometimes confuse the scholarship holder with caregiver or companion. Despite the difficulties encountered in the development of the activities, the Pibid proved valuable to the project grantees, reaffirming their choice of teaching and guiding their pedagogical praxis. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61634 |
Appears in Collections: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_nbfoliveira.pdf | 4,33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.