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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61614
Type: | TCC |
Title: | A discussão sobre violência doméstica nas aulas: percepção de professores de biologia |
Authors: | Antunes, Roniele Macêdo |
Advisor: | Mota, Erika Freitas |
Keywords: | Temas transversais;Família;Formação docente;Escola |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | ANTUNES, Roniele Macedo. A discussão sobre violência doméstica nas aulas: percepção de professores de biologia. 2017. 45 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A violência doméstica viola os direitos humanos, tendo a sociedade e o Estado brasileiro o dever de atuar por meio de programas e políticas públicas para assegurar os direitos à vida, à saúde e à integridade física da mulher. Nesse contexto, a escola apresenta papel fundamental, podendo fomentar discussões sobre o tema e esclarecer os discentes sobre seus direitos garantidos pela Lei nº 11.340/06 Maria da Penha. Essa pesquisa se propõe analisar a abordagem de temáticas sociais em paralelo com alguns conteúdos ministrados nas aulas de biologia e foi realizada com a observância da Resolução nº 466/2012, do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CONEP). Os questionários foram aplicados de maneira presencial e os professores foram abordados nos dias de planejamento escolar, essa data foi escolhida estrategicamente, pois nestes dias todos os professores de ciências da natureza (Biologia) estavam em suas respectivas escolas. Os questionários semiestruturados continham questões gerais sobre: Idade, sexo biológico, formação profissional e área de atuação, etc, além de um maior número de perguntas específicas sobre a temática de violência doméstica. O objetivo do presente trabalho foi verificar a opinião de professores de biologia sobre a abordagem de temas transversais, principalmente a inclusão de discussões sobre violência doméstica em suas aulas. Apesar da relevância do tema e do mesmo poder ser discutido nas aulas de biologia, a realização desse trabalho permitiu verificar que os professores têm dificuldade para trabalhar a violência doméstica e os temas transversais em suas aulas de biologia. É importante ressaltar que a deficiência na formação docente foi indicada para justificar essa dificuldade. Apesar dessa lacuna na formação, não se pode fazer uma relação direta, pois enquanto uns professores relataram maior dificuldade de trabalhar temas como a violência doméstica, associando com a ausência de subsídios em sua formação, outros afirmaram trabalhar temas transversais sem nenhuma dificuldade nas aulas de Biologia, mesmo não tendo tido formação para tal. Repensar a prática de formação docente faz-se necessário para contribuir para um maior embasamento dos docentes para que os mesmos estejam preparados para trabalhar e discutir temas como a violência doméstica em suas aulas. |
Abstract: | Domestic violence violates the Human Rights, so the society and the Brazilian government both have the duty to act, by programs and public policy to ensure the right to life, to health and woman’s physical integrity. In this context, the school plays a key role, encouraging discussions about the theme and clarifying the students about their ensured rights by the Law no. 11.340/06, called Maria da Penha’s Law. This research is proposed to analyze the social thematic approach in parallel with some contents taught in biology classes and was conducted in the compliance with the Resolution no. 466/2012, from Conselho Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CONEP). Questionnaires were applied presently and the teachers were addressed at the school planning days. Such date was strategically chosen due to the presence of all natural science teachers (Biology) in their respective schools. The data were acquired by the fulfilling of the semi-structured questionnaires, which contained general questions about: age, biological sex, professional qualification and occupation area etc, and the specific questions about domestic violence. Knowing the opinion of biology teachers about transversal themes, mainly the inclusion of the discussion about domestic violence in their classes, was the main goal of this work. Besides the relevance of this theme and its discussion in biology classes, the execution of this work has shown that the teachers find difficulties to approach the domestic violence and the transversal themes in biology classes. It is important to stress that the deficiency in the teacher training, pointed out by the teachers, is one of the reasons for such difficulty. Still, this lack of formal training on the topic, seems to provide no direct relationship with the problem, since some teachers pointed the discomfort of dealing with themes such as domestic violence, due to the absence of training aid, while others assert no difficulties of working with transversal themes, even without formal training for such content. To rethink the practice of teacher’s training is required to contribute to a wider background of the teachers and prepare them to work and discuss themes such as domestic violence. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61614 |
Appears in Collections: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
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