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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Determinação da carga de trabalho decorrente de aulas de educação física escolar
Título em inglês: Determination of workload due to physical education classes school
Autor(es): Santos, Socorro Fernanda Coutinho dos
Tribess, Sheilla
Ferraz, Alex Soares Marreiros
Palavras-chave: Educação física escolar;Esforços físicos;Carga de trabalho;Physical education;Physical efforts;Workload
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Cinergis
Citação: SANTOS, Socorro Fernanda Coutinho;TRIBESS, Sheilla; FERRAZ, Alex Soares Marreiros. Determinação da carga de trabalho decorrente de aulas de educação física escolar. Cinergis, [s. l.], v. 14, n. 1, p. 38-44, 2013.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar a utilização de métodos de determinação da carga de trabalho dos esforços físicos, realizados nas aulas de Educação Física. A amostra foi composta por escolares de 11 a 13 anos, foram realizadas medidas antropométrica e acompanhadas duas aulas de Educação Física, para determinação do tempo engajado em esforços físicos, tempo correndo, e carga de trabalho. Essa foi determinada pelo método da zona de frequência cardíaca (FC) e da percepção subjetiva de esforço (PSE). Os dados foram apresentados através frequência relativa e absoluta, estatística descritiva (média, amplitude de variação e desvio-padrão) e medidas de associação (Graph Pad Prisma 5.0). Os resultados relevam que os esforços realizados foram de baixa intensidade e duração, em termos de alteração da FC e do tempo de participação ativa na aula, com os meninos se apresentando mais ativos, do que as meninas. A determinação da carga de trabalho, corroborou esses resultados. Os métodos apresentaram correlação positiva e linear com o tempo engajado e tempo correndo. Dessa forma, pressupõe-se que ambos os métodos poderiam ser utilizados na análise dos esforços realizados, durante as aulas de Educação Física escolar.
Abstract: The aim of this study was to analyze the use of methods of determining the workload of physical exertions in Physical Education classes. The sample was composed of students from 11 to 13 years, and anthropometric measurements were performed accompanied two Physical Education classes, to determine the time engaged in physical exertion, running time, and workload. This was determined by the method of heart rate zone (HR) and perceived exertion (PSE). The data were presented relative and absolute frequencies, descriptive statistics (mean, range of variation and standard deviation) and measures of association (Graph Pad Prism 5.0). The results fall that the efforts made were of low intensity and duration in terms of changing the FC and the time of active participation in the classroom, with boys performing more active than girls. The determination of the workload corroborated these results. The methods showed positive and linear with time and engaged time running. Thus it is assumed that both methods could be used to analyze the efforts made during Physical Education classes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61608
ISSN: 2177-4005
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