Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61608
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Socorro Fernanda Coutinho dos-
dc.contributor.authorTribess, Sheilla-
dc.contributor.authorFerraz, Alex Soares Marreiros-
dc.date.accessioned2021-10-28T14:08:49Z-
dc.date.available2021-10-28T14:08:49Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSANTOS, Socorro Fernanda Coutinho;TRIBESS, Sheilla; FERRAZ, Alex Soares Marreiros. Determinação da carga de trabalho decorrente de aulas de educação física escolar. Cinergis, [s. l.], v. 14, n. 1, p. 38-44, 2013.pt_BR
dc.identifier.issn2177-4005-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61608-
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyze the use of methods of determining the workload of physical exertions in Physical Education classes. The sample was composed of students from 11 to 13 years, and anthropometric measurements were performed accompanied two Physical Education classes, to determine the time engaged in physical exertion, running time, and workload. This was determined by the method of heart rate zone (HR) and perceived exertion (PSE). The data were presented relative and absolute frequencies, descriptive statistics (mean, range of variation and standard deviation) and measures of association (Graph Pad Prism 5.0). The results fall that the efforts made were of low intensity and duration in terms of changing the FC and the time of active participation in the classroom, with boys performing more active than girls. The determination of the workload corroborated these results. The methods showed positive and linear with time and engaged time running. Thus it is assumed that both methods could be used to analyze the efforts made during Physical Education classes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCinergispt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEsforços físicospt_BR
dc.subjectCarga de trabalhopt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectPhysical effortspt_BR
dc.subjectWorkloadpt_BR
dc.titleDeterminação da carga de trabalho decorrente de aulas de educação física escolarpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste trabalho foi analisar a utilização de métodos de determinação da carga de trabalho dos esforços físicos, realizados nas aulas de Educação Física. A amostra foi composta por escolares de 11 a 13 anos, foram realizadas medidas antropométrica e acompanhadas duas aulas de Educação Física, para determinação do tempo engajado em esforços físicos, tempo correndo, e carga de trabalho. Essa foi determinada pelo método da zona de frequência cardíaca (FC) e da percepção subjetiva de esforço (PSE). Os dados foram apresentados através frequência relativa e absoluta, estatística descritiva (média, amplitude de variação e desvio-padrão) e medidas de associação (Graph Pad Prisma 5.0). Os resultados relevam que os esforços realizados foram de baixa intensidade e duração, em termos de alteração da FC e do tempo de participação ativa na aula, com os meninos se apresentando mais ativos, do que as meninas. A determinação da carga de trabalho, corroborou esses resultados. Os métodos apresentaram correlação positiva e linear com o tempo engajado e tempo correndo. Dessa forma, pressupõe-se que ambos os métodos poderiam ser utilizados na análise dos esforços realizados, durante as aulas de Educação Física escolar.pt_BR
dc.title.enDetermination of workload due to physical education classes schoolpt_BR
Aparece nas coleções:IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_sfcoutinho.pdf697,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.