Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61554
Tipo: | Tese |
Título: | Dupla dimensão ontológica do trabalho docente universitário no âmbito das Ciências Humanas e das Ciências Exatas |
Autor(es): | Pinheiro, Víctor Moita |
Orientador: | Lopes, Fátima Maria Nobre |
Coorientador: | Silva Filho, Adauto Lopes da |
Palavras-chave: | Duplo aspecto do trabalho;Trabalho docente universitário;Ensino superior;Determinações reflexivas |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | PINHEIRO, Víctor Moita. Dupla dimensão ontológica do trabalho docente universitário no âmbito das Ciências Humanas e das Ciências Exatas. Orientadora: Fátima Maria Nobre Lopes. Coorientador: Prof. Dr. Adauto Lopes da Silva Filho. 2021. 167 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | A complexidade do trabalho docente é especialmente instigante por conta das diversas nuances que possui. Essa característica se justifica tanto pela discussão acerca de a atividade docente ser considerada trabalho ou não, como também e principalmente pela imprevisibilidade na condução do trabalho em sala de aula, e ainda fora dela, pois a quantidade de variáveis que envolve o trabalho do professor se mostra demasiado grande, gerando insatisfações; ao mesmo tempo, porém, pode igualmente levar o professor a grandes satisfações. Portanto, o trabalho docente não envolve apenas as atividades relacionadas ao planejamento e à ministração da aula, mas também a outras atividades relativas a administração, coordenação, produções/publicações, palestras etc. Atividades essas que são alheias diretamente à sala de aula e que possuem poder e potência no incidir do trabalho docente. As relações pessoais com os colegas, as condições gerais de trabalho, a disponibilidade de materiais e a valorização da profissão são outros exemplos que podem impactar a vida do professor para melhor ou para pior. Além disso, as próprias atitudes dos professores atuam retroativamente sobre eles, levando-os a situações de melhoria e/ou piora do quadro em que estão inseridos. Por conseguinte, tudo isso pode interferir positivamente ou negativamente no trabalho docente, identificando o seu duplo aspecto no sentido de que essa atividade pode levar a grandes realizações, mas também pode levar a uma sobrecarga de trabalho, ocasionando insatisfações. Esse jogo de ações e retroações é o que se define – numa concepção lukacsiana – como determinações reflexivas, e conhecê-las é de fundamental importância para compreendermos melhor como as diversas interferências atuam de modo a criar dificuldades e/ou facilidades em relação ao trabalho docente universitário. Tomando essas considerações, esta pesquisa tem o objetivo central de investigar as determinações reflexivas do duplo aspecto do trabalho na atividade docente universitária em duas grandes áreas de concentração, Ciências Humanas e Ciências Exatas, verificando se as determinações reflexivas do trabalho docente nessas duas áreas se assemelham e quais os impactos de tais determinações no trabalho para a vida pessoal e profissional do professor. Dentro desse contexto, indagamos o seguinte: o trabalho docente na área das Ciências Humanas e das Ciências Exatas apresenta um duplo aspecto conforme as posições marxianas? As determinações reflexivas que incidem nessas áreas de conhecimento se assemelham? Quais os impactos do trabalho docente para a pessoa do professor? Nossa hipótese central é a de que o duplo aspecto do trabalho docente está presente tanto na área das Ciências Humanas, como na área das Ciências Exatas e que, portanto, as determinações reflexivas que aí incidem são similares para essas duas grandes áreas, embora os seus impactos sejam diferentes para a pessoa do professor de cada área de conhecimento. Para comprovar e/ou refutar nossa hipótese no todo e/ou em parte, fizemos uma pesquisa por meio de questionário aberto, aplicado a professores de universidades públicas dessas duas grandes áreas. Das Ciências Exatas, os cursos escolhidos foram Matemática, Física e Química; já das Ciências Humanas, foram escolhidos os cursos de Pedagogia e Filosofia. Para tanto, escolhemos como referencial teórico principalmente o filósofo alemão Karl Marx, com as suas obras O capital e os Manuscritos econômicofilosóficos, acompanhado do pensamento do filósofo húngaro György Lukács, com a sua obra Para uma ontologia do ser social, a partir dos quais discutimos acerca do duplo aspecto do trabalho e acerca da comprovação da atividade do professor como trabalho, ao mesmo tempo delineando a questão das determinações reflexivas do trabalho na atividade docente. Utilizaram-se ainda principalmente obras de Saviani, de Romanelli, e as Leis de Diretrizes e Bases, além de diversas leis e decretos. Desenvolvemos um apanhado histórico partindo do Ensino Superior no Brasil e apontamos o trabalho como princípio educativo no nível universitário. Por fim, a análise dos questionários nos possibilitou rechaçar, em grande parte, a nossa hipótese inicial, uma vez que, apesar de verificarmos que o duplo aspecto do trabalho está presente nas áreas das Ciências Humanas e das Ciências Exatas, as determinações reflexivas que nelas incidem são diferentes, pois os pontos positivos e negativos mencionados pelos professores de ambas as áreas divergem em variedade e número; porém os seus impactos se demonstraram de forma semelhante nas duas áreas, posto que as relações de satisfação, insatisfação e reconhecimento da importância de sua profissão se mostraram bastante similares. Isso nos possibilitou conhecer um pouco mais sobre as peculiaridades do trabalho docente universitário ao fazermos esse paralelo entre as duas áreas. Em nossas considerações finais, destacamos que, mesmo com os problemas diversos oriundos de suas atividades, os professores não se mostraram totalmente insatisfeitos em sua profissão. Ao contrário, a grande maioria deles afirmou se sentir satisfeita com o seu ofício, além de reconhecer, unanimemente, que o seu papel traz mudanças positivas no contexto social. Importante ressaltar que, em suas respostas, os professores disseram palavras como realização e amor. Isso, juntamente com o fato de saberem sobre a sua importância na construção social, torna-se um viés para se pensar em formas de superação do duplo aspecto do trabalho em relação ao caráter de utilidade próprio do sistema capitalista. |
Abstract: | The complexity of teaching work is especially exciting because of the different nuances it has. This characteristic is justified both by the discussion about the teaching activity being considered work or not, but also and mainly by the unpredictability in the conduct of work in the classroom, and even outside of it, as the number of variables involved in the professor's work is shown too big, generating dissatisfaction, but at the same time, it can also lead the professor to great satisfaction. Therefore, the teaching work does not only involve activities related to planning and teaching the class, but also other activities related to administration, coordination, productions/publications, lectures, etc. These activities are directly foreign to the classroom and that have power and power to influence the teaching work. Personal relationships with colleagues, general working conditions, availability of materials and the valuation of the profession are also other examples that can impact the professor's life, for better or worse. In addition, the professors' own attitudes act retroactively on them, leading them to situations of improvement and/or worsening of the situation in which they are inserted. Therefore, all this can positively or negatively interfere in the teaching work, identifying its double aspect in the sense that this activity can lead to great achievements, but it can also lead to an overload of work, generating dissatisfaction. This game of actions and feedback is what is defined - in a Lukacsian conception - as reflexive determinations, and knowing them is of fundamental importance to better understand how the various interferences act in order to create difficulties and/or facilities in relation to the teaching work university. Taking these considerations into account, this research has the central objective of investigating the reflexive determinations of the double aspect of work in university teaching activity in two major areas of concentration, human sciences and exact sciences, verifying whether the reflexive determinations of teaching work in these two areas are similar and what are the impacts of such determinations at work for the professor's personal and professional life. Within this context, we ask: does the teaching work in the area of human sciences and exact sciences present a double aspect according to the Marxian positions? Are the reflexive determinations that affect these areas of knowledge similar? What are the impacts of teaching work on the professor? Our central hypothesis is that the dual aspect of teaching work is present both in the area of human sciences and in the area of exact sciences and that, therefore, the reflexive determinations that fall within it are similar for these two major areas, although their impacts are different for the person of the professor in each area of knowledge. To prove and/or refute our hypothesis as a whole and/or in part, we conducted a survey through an open questionnaire, applied to professors from public universities in these two major areas. From the exact sciences, the chosen courses were Mathematics, Physics and Chemistry; in the human sciences courses in Pedagogy and Philosophy were chosen. Therefore, we chose as theoretical reference mainly the German philosopher Karl Marx with his works The capital and The economic and philosophic manuscripts, accompanied by the thought of the Hungarian philosopher György Lukács with his work The ontology of social being from which we discuss about the double aspect of work and about the proof of the professor's activity as work, at the same time, outlining the issue of reflexive determinations of work in the teaching activity. Still using mainly works by Saviani, Romanelli, and the Laws of Directives and Bases, in addition to several laws and decrees, we developed a historical overview based on Higher Education in Brazil and pointed to work as an educational principle at the university level. Finally, the analysis of the questionnaires allowed us to largely reject our initial hypothesis, since, despite verifying that the double aspect of work is present in the areas of human sciences and exact sciences, the reflexive determinations, which in them focus, are different, as the positive and negative points mentioned by professors from both areas diverge in variety and number; however, their impacts were shown in similar ways in both areas since the relationships of satisfaction, dissatisfaction and recognition of the importance of their profession were quite similar. This allowed us to know a little more about the peculiarities of university teaching work by making this parallel between the two areas. In our final considerations, we emphasize that, even with the various problems arising from their activities, the professors were not totally dissatisfied with their profession. On the contrary, the vast majority of them stated that they feel satisfied with their profession, in addition to unanimously recognizing that their role brings positive changes in the social context. Importantly, in their answers, the professors said words like accomplishment and love. This, together with the fact that they know about its importance in social construction, becomes a bias for thinking about ways to overcome the double aspect of work in relation to the characteristic of utility characteristic of the capitalist system. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61554 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tese_vmpinheiro.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.