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Tipo: Tese
Título: A manifestação da modalidade pelo autor de livro didático em orientações para o ensino de gramática da língua inglesa
Autor(es): Vasconcelos, Edina Maria Araújo de
Orientador: Coan, Márluce
Palavras-chave: Modalidade;Manual do Professor;Gramática Discursivo-Funcional;Ensino de gramática da língua inglesa
Data do documento: 2021
Citação: VASCONCELOS, Edina Maria Araújo de. A manifestação da modalidade pelo autor de livro didático em orientações para o ensino de gramática da língua inglesa. Orientadora: Márluce Coan. 2021. 141 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: A categoria linguística Modalidade reflete a subjetividade do falante e o Manual do Professor é um gênero discursivo que atende a uma demanda de comunicação entre autor e professor. No contexto de pesquisa envolvendo estes dois objetos de estudo, apresentamos esta tese, que objetiva descrever e analisar os modalizadores bem como os significados modais presentes no discurso de autores de Livros Didáticos de língua inglesa para o Ensino Médio, no que diz respeito às orientações para o ensino de gramática do referido idioma. Baseando-nos pelos postulados da Gramática Discursivo-Funcional (HENVELD; MACKENZIE, 2008) - uma teoria funcionalista de base tipológica, que distingue o Componente Gramatical interagindo com outros três: Conceitual, Contextual e de Saída - cujo modelo analítico leva em conta a intenção do falante e, através de uma metodologia qualiquantitativa, com utilização do software SPSS Student Version, analisamos o corpus composto de 2662 cláusulas, selecionadas nas 13 coleções de Manuais distribuídas às escolas públicas brasileiras, através do Programa Nacional do Livro Didático. Partindo da hipótese que as atitudes modais instauradas nos enunciados proferidos pelo autor estão impregnadas de variadas distinções semânticas, a análise demonstrou que, considerando o Nível Interpessoal da GDF, o autor utiliza três tipos de ilocuções básicas – Imperativa (52,9%), Declarativa (46,7%) e Interrogativa (0,4%) – através das quais se instauram diversos atos ilocucionários – Ordem (53,3%), Possibilidade (10%), Explicação/ Definição (25,9%), Pergunta (0,5%), Permissão (0,9%), Obrigação (4,7%), Proibição (0,2%), Negação (0,6%), Sugestão/ Recomendação (3%) e Desejo/ Expectativa (0,9%) - e utiliza Operadores de Mitigação (5,2%) e Asseveração (2,7%) em seus enunciados; quanto ao Nível Representacional, considerando os critérios da GDF, o Alvo da avaliação modal recai sobre o Participante (82,8%), o Evento (16,7%) e a Proposição (0,6%) e, pelo critério do Domínio semântico, as modalidades identificadas no corpus são: Deôntica (88,3%), Epistêmica (10,2%), Volitiva (1,1%), Facultativa (0,3%) e a Evidencial (0,1%). Com relação ao nível Morfossintático, observamos que as modalidades se expressam pelos Modos Verbais (Imperativo e Indicativo, respectivamente, 69,6% e 0,7%), Advérbio (0,4%), Auxiliar Modal (24%), Perífrase (0,2%), Adjetivo (3,7%), Verbo Pleno (1,3%) e Preposição (0,1%). Analisando especificamente a deonticidade no discurso do autor, observamos a instauração de obrigações (94%), permissões (5,7%) e obrigações (0,3%) aos professores e alunos, os quais são os alvos deônticos do autor. Com estes resultados, entendemos que a tese defendida, de que o autor de LD expressa diversas intenções comunicativas para com o professor, é parcialmente confirmada, haja vista que ainda persiste o elevado índice de obrigações ao professor.
Abstract: Modality is linguistic category that reflects the speaker's subjectivity and the Teacher's Manual is a discursive genre that meets a demand for communication between author and teacher. In the context of research involving these two objects of study, we present this dissertation, which aims to describe and analyze the modalizers as well as the modal meanings present in the discourse of authors of English Language Textbooks for High School, with regard to guidelines for the teaching of grammar in that language. Based on the postulates of Discursive-Functional Grammar (HENVELD; MACKENZIE, 2008) - a functionalist theory with a typological basis, which distinguishes the Grammatical Component interacting with three others: Conceptual, Contextual and Output – which analytical model takes into account the intention of the speaker and, and through a qualitative and quantitative methodology, using the SPSS Student Version software, we analyzed the corpus composed of 2662 clauses, selected from the 13 collections of Manuals distributed to Brazilian public schools, through the National Textbook Program. Based on the hypothesis that the modal attitudes established in the statements made by the author are impregnated with several semantic distinctions, the analysis showed that, considering the Interpersonal Level of the GDF, the author uses three types of basic illocutions - Imperative (52.9%), Declarative (46.7%) and Interrogative (0.4%) - through which several illocutionary acts are established - Order (53.3%), Possibility (10%), Explanation/Definition (25.9%), Question ( 0.5%), Permission (0.9%), Obligation (4.7%), Prohibition (0.2%), Denial (0.6%), Suggestion/Recommendation (3%) and Desire/Expectation ( 0.9%) - and uses Mitigation Operators (5.2%) and Assertion (2.7%) in their statements; as for the Representational Level, considering the GDF criteria, the Target of the modal evaluation falls on the Participant (82.8%), the Event (16.7%) and the Proposition (0.6%) and, by the Domain criterion semantic, the modalities identified in the corpus are: Deontic (88.3%), Epistemic (10.2%), Volitive (1.1%), Optional (0.3%) and Evidential (0.1%). Regarding the Morphosyntactic level, we observed that the modalities are expressed by Verbal Modes (Imperative and Indicative, respectively, 69.6% and 0.7%), Adverb (0.4%), Modal Auxiliary (24%), Periphrase (0.2%), Adjective (3.7%), Full Verb (1.3%) and Preposition (0.1%). In the specific analysis of deonticity we observe the establishment of obligations (94%), permissions (5.7%) and obligations (0.3%) to teachers and students, which are the deontic targets of the author. According to the results, our working hypothesis, that is the author of the textbook expresses several communicative intentions towards the teacher, is partially confirmed, given that the high level of obligations to the teacher remains.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61544
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