Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61484
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMatos, Elvis de Azevedo-
dc.contributor.authorLucena, Rodrigo Fernandes de-
dc.date.accessioned2021-10-25T22:17:21Z-
dc.date.available2021-10-25T22:17:21Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationLUCENA, Rodrigo Fernandes de. O processo de institucionalização da formação inicial de professores de Música na UFC. 2021. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61484-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze, in the light of the available documents, the institutionalization process of the initial formation of music teachers at the Federal University of Ceará (UFC), seeking to highlight the pedagogical updating processes contained therein. Starting from the concepts of habitus (BOURDIEU, 2018), and carrying out theoretical dialogues with the concept of conservative habitus (PEREIRA, 2012), this study sought to situate itself in an analysis of the content of the curricular proposals, in order to know the concepts and elements that had repercuted on the trajectory of institutionalization and Higher Music Education at UFC until the implementation of its first training course for music teachers, in 2006. This research is bibliographical and documentary in nature, with a qualitative approach, and used specific techniques of document content analysis (BARDIN, 2011). With this work I sought, through the reflections and discoveries that constitute it, to contribute to the discussion of curricula that provide music education, which aim to contribute to the training of music teachers, and to the democratization of access to musical knowledge.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de músicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDemocratização do ensinopt_BR
dc.titleO processo de institucionalização da formação inicial de professores de Música na UFCpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem por objetivo analisar à luz dos documentos disponíveis, o processo de institucionalização da formação inicial de professores de música na Universidade Federal do Ceará (UFC), buscando dar relevo aos processos de atualização pedagógica que neles estavam contidos. Partindo dos conceitos de habitus (BOURDIEU, 2018), e realizando diálogos teóricos com o conceito de habitus conservatorial (PEREIRA, 2012), este estudo buscou situar-se diante da necessidade e da pertinência de analisar o conteúdo das propostas curriculares, para conhecer os conceitos e elementos que repercutiram na trajetória da institucionalização e da Educação Musical Superior da UFC até que ocorresse a implantação do seu primeiro curso de formação de professores de música, em 2006. A presente pesquisa é de natureza bibliográfica e documental, com uma abordagem qualitativa, e empregou técnicas específicas de análise de conteúdo de documentos (BARDIN, 2011). Com este trabalho busquei, através das reflexões e descobertas que o constituem, contribuir com a discussão de currículos que proporcionam o ensino de música, os quais visam contribuir para a formação de professores de música, e para a democratização do acesso ao conhecimento musical.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_dis_rflucena.pdf713,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.