Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61392
Tipo: TCC
Título: Prototipagem de um ambiente virtual de aprendizagem para auxiliar o desenvolvimento cognitivo de crianças com transtorno do espectro autista.
Autor(es): Barreto, Sara Rebeca Sombra
Orientador: Chaves, José Osvaldo Mesquita
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista;Ambiente Virtual de Aprendizagem;Tecnologia
Data do documento: 2021
Citação: BARRETO, Sara Rebeca Sombra. Prototipagem de um ambiente virtual de aprendizagem para auxiliar o desenvolvimento cognitivo de crianças com transtorno do espectro autista. 2021. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2021.
Resumo: A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, desta forma torna-se de extrema importância desenvolver ações capazes de ressaltar o quanto é essencial que seu uso seja voltado sempre para contribuir positivamente para a sociedade. Estudos que estão sendo realizados mostram que a tecnologia é uma boa aliada quando se trata de educação, dessa forma, fazer uso de ferramentas tecnológicas podem melhorar a aprendizagem de indivíduos que precisam, além dos métodos convencionais de ensino, de métodos que sejam capazes de estimular a aprendizagem. Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), possuem algumas limitações que podem prejudicar, por exemplo, na comunicação, afetando assim a sua integração social. Com a ajuda da tecnologia no ensino dessas crianças, por meio de aplicativos e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), visto que pesquisadores identificaram que crianças com TEA demonstram ter boa relação com computadores e tecnologias no geral, a utilização desses meios pode proporcionar grandes avanços no desenvolvimento e aprendizagem. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é projetar um AVA voltado para atender crianças com TEA e para isso segue as seguintes etapas: caracterizar o público-alvo, entender as características que afetam as crianças com TEA, seguir as recomendações de acessibilidade do Gaia para projetar um AVA capaz de auxiliar no processo de aprendizagem e desenvolvimento dessas crianças. Como resultado este trabalho projetou um AVA seguindo 79% das diretrizes recomentadas pelo Guia de Acessibilidade de Interfaces para Autismo.
Abstract: Technology is increasingly present in people's lives, so it becomes extremely important to develop actions capable of highlighting how essential it is that its use is always aimed at contributing positively to society. Studies that are being carried out show that technology is a good ally when it comes to education, thus, making use of technological tools can improve the learning of individuals who need, in addition to conventional teaching methods, methods that are able to stimulate the Learn. Children with Autism Spectrum Disorder (ASD) have some limitations that can affect, for example, communication, thus affecting their social integration. With the help of technology in teaching these children, through applications and Virtual Learning Environments (VLEs), as researchers have identified that children with ASD demonstrate a good relationship with computers and technologies in general, the use of these means can provide great advances in development and learning. Thus, the objective of this work is to design a VLE aimed at assisting children with ASD and for this it follows the following steps: characterize the target audience, understand the limitations that affect children with ASD, follow Gaia's accessibility recommendations to design a VLE capable of assisting in the learning and development process of these children. As a result, this work designed an AVA following 79% of the guidelines recommended by the Autism Interface Accessibility Guide.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61392
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_srsbarreto.pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.