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Tipo: Tese
Título: “Depois que eu releio, eu continuo escrevendo”: as relações entre os processos metacognitivos e a produção textual de crianças no ciclo de alfabetização
Autor(es): Brilhante, Luiza Hermínia de Almeida Assis
Orientador: Gomes, Adriana Leite Limaverde
Palavras-chave: Metacognição;Alfabetização;Produção textual;Sequência didática
Data do documento: 2021
Citação: BRILHANTE, Luiza Hermínia de Almeida Assis. “Depois que eu releio, eu continuo escrevendo”: as relações entre os processos metacognitivos e a produção textual de crianças no ciclo de alfabetização. Orientadora: Adriana Leite Limaverde Gomes. 2021. 300 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Objetiva-se, de modo geral, investigar as relações entre o desenvolvimento dos processos metacognitivos e a produção textual de crianças ao longo do ciclo de alfabetização. Os objetivos específicos visam: i) verificar, ao longo do ciclo de alfabetização, como os conhecimentos metacognitivos e suas possíveis evoluções se manifestaram durante a produção textual de crianças em um contexto comum da sala de aula; ii) identificar as estratégias metacognitivas empregadas por essas crianças ao produzir textos escritos no ciclo de alfabetização; iii) examinar quais fatores da textualidade são considerados pelas crianças em suas produções escritas ao longo do ciclo de alfabetização. Baseia-se na perspectiva psicolinguística da língua escrita, em estudos sobre a metacognição, a produção textual e sequência didática com gêneros textuais, bem como em referenciais sobre a textualidade. A metodologia compreende uma pesquisa participativa, com a construção de dados de forma longitudinal, iniciando o acompanhamento às crianças no 1o ano do até a conclusão do ciclo no 2o ano do ensino fundamental. Os procedimentos consistem na observação, em entrevistas de explicitação e na proposição de sequências didáticas com gêneros textuais em sala de aula. Foi realizada uma microanálise interpretativa para descrever as interações da criança na atividade de produção textual, identificando o desenvolvimento dos processos metacognitivos mediante a escrita de textos e suas relações com a qualificação das produções textuais escritas no ciclo de alfabetização. Os resultados demonstraram que as crianças vivenciaram diferentes processos metacognitivos ao longo das produções textuais realizadas no ciclo de alfabetização ao explorar as diferentes versões de contos já conhecidos e pela possibilidade de criação de novos contos. Contudo, focaram no início, meio e fim do enredo da história, sem fazer incursões pelo detalhamento da narrativa. Identificaram a recordação do conto lido anteriormente como a principal estratégia para planejar a escrita de seu conto, além do esforço em pensar e já saber ler e escrever. Apontam a releitura e a oralização em voz alta das partes das palavras como principais estratégias de monitoramento e controle dessa empreitada, com ações corretivas imediatas quanto à escrita convencional e lacunas encontradas. Na avaliação da tarefa de escrita de textos, expressaram um olhar positivo sobre o seu desempenho, mas insistem em apontar aspectos relativos à legibilidade e escrita ortográfica como foco de sua avaliação, considerando um texto bom ou ruim à medida que apresentam dúvidas quanto a isso. Ao longo do ciclo de alfabetização, os processos de textualização evoluem à medida que as crianças passam a usar mais recursos coesivos, o que qualifica a coerência textual de suas produções escritas
Abstract: The aim is, in general, to investigate the relations between the development of metacognitive processes and the textual production of children throughout the literacy cycle. The specific objectives aim to: 1- Verify, throughout the literacy cycle, how metacognitive knowledge and its possible evolutions were manifested during the textual production of children in a common classroom context. 2- Identify the metacognitive strategies used by these children when producing texts written in the literacy cycle. 3- Examine which factors of textuality are considered by children in their written productions throughout the literacy cycle. 4- Analyze how metacognitive knowledge and strategies contribute to the textuality of children’s written productions throughout the literacy cycle. It is based on the psycholinguistic perspective of written language, studies on Metacognition, Textual Production and Didactic Sequence with Textual Genres, as well as references on textuality. The methodology comprises a participatory research, with the construction of data in a longitudinal way, starting the monitoring of children in the 1st grade of E.S until the conclusion of the cycle in the 2nd grade of E.S. The procedures consist of observation, identification of explanation and proposition of didactic sequences with textual genres in the classroom. An interpretative microanalysis was performed to describe the child’s interactions in the textual production activity, identifying the development of metacognitive processes through the writing of texts and their relations with the qualification of textual productions written in the literacy cycle.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61388
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