Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6129
Tipo: Dissertação
Título : Caracterização discursiva da Bossa Nova no discurso literomusical brasileiro
Título en inglés: Discursive Characterization of Bossa Nova in the Brazilian Popular Music Discourse
Autor : Block, Mônica Dourado Furtado
Tutor: Costa, Nelson Barros da
Palabras clave : Lingua Portuguesa;Discurso Literomusical brasileiro;Posicionamento;Investimentos Cenográfico;Ético e Lingüístico;Brazilian Popular Music Discourse;Discursive Position;Scenographic;Ethical and Linguistic Investments;Bossa Nova - História e Crítica;Análise do Discurso;Canções - Brasil - História e Crítica;Música e Linguagem
Fecha de publicación : 2007
Editorial : http://www.teses.ufc.br
Citación : Block, M. D. F.; Costa, N. B. (2007)
Resumen en portugués brasileño: Nesta pesquisa; investigamos as principais características discursivas do Movimento Bossa Nova; no discurso literomusical brasileiro; nas composições de João Gilberto; Antônio Carlos Jobim; Vinícius de Moraes; Roberto Menescal; Carlos Lyra; Ronaldo Bôscoli e Newton Mendonça; Nosso suporte teórico é o da Análise de Discurso de linha francesa; conforme delineada por Dominique Maingueneau (1997; 2001b); São conceitos centrais neste trabalho; posicionamento e investimentos cenográfico; ético e lingüístico (MAINGUENEAU; 2001b); Para efetuar nossa tarefa; cumprimos sete etapas; 1 Mostramos quais foram os precursores e as influências recebidas pela Bossa Nova; 2 Historiamos o movimento; 3 Nomeamos os representantes principais com o seu legado para a música brasileira; 4 Fizemos a descrição da concepção musical da Bossa Nova nos planos verbal e musical; 5 Descrevemos as características do Movimento; 6 Demonstramos como era o mercado fonográfico na época e os momentos decisivos da Bossa Nova; e 7 Finalizamos com a análise das canções; Estudando os corpus; verificamos os investimentos cenográficos; ambientes abertos; como a natureza; o mar; a praia; ou fechados; como dentro de um apartamento; de um avião ou de um bar etc; em relação aos investimentos éticos; encontramos ethé de sujeitos líricos; enamorados; saudosos; tristes e sensíveis etc; quanto ao código lingüístico; identificamos exemplos de plurilingüismo interno e externo; e; no concernente à escolha de vocabulário; o uso de linguagem coloquial; incluindo gírias daquele tempo; há metáforas; repetições; comparações; paranomásia; jogos de palavras; citações; bem como diálogos com o candomblé e a umbanda; com a poesia concreta; dentre outros
Abstract: In this research; we investigate the main discursive characteristics of the Movement called Bossa Nova in the Brazilian Popular Music discourse in the music of João Gilberto; Antônio Carlos Jobim; Vinícius de Moraes; Roberto Menescal; Carlos Lyra; Ronaldo Bôscoli and Newton Mendonça; Our theoretical support is the one of the French Discourse Analysis, as delineated by Dominique Maingueneau (1997;2001b); Central concepts in this work are: discursive position and scenographic; ethical and linguistic investments (MAINGUENEAU; 2001b); To accomplish our task; we followed seven steps: 1; We showed who the predecessors were and the influence received by Bossa Nova; 2; We told the movement history; 3; We identified the principal representatives and their legacy to the Brazilian music; 4; We made the description of the musical notion of Bossa Nova concerning the verbal and musical plan; 5; We described the characteristics of the movement; 6; We demonstrated how the phonographic market was at the time and the decisive moments of Bossa nova; and 7; We ended up by analysing the songs; As we studied the corpus; we verified the scenographic investments: open spaces such as the nature; the sea; the beach; or closed ones such as inside an apartment; a plane or a bar; etc; in relation to the ethical investments: we found lyric; passionate; nostalgic; sad and sensitive individuals; as for the language code; we identified examples of internal and external plurilinguism; concerning the choice of vocabulary: the use of colloquial language; including slang of that epoch; metaphors; repetitions; comparisons; paranomasia; puns or play on words; citations; etc; and the dialogues with some Afro-Brazilian religions and concrete party; and so forth
Descripción : BLOCK, Mônica Dourado Furtado. Caracterização discursiva da Bossa Nova no discurso literomusical brasileiro. 2007. 134 f. Dissertação (Mestrado em Linguistica) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2007.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6129
Aparece en las colecciones: PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2007_dis_mdfblock.pdf716,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.