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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61279
Tipo: | Tese |
Título : | Fatores determinantes da gravidade de lesões em vítimas de trauma por acidentes envolvendo motocicletas |
Autor : | Barboza, Francismeire Brasileiro Magalhães |
Tutor: | Bezerra Filho, José Gomes |
Palabras clave : | Fatores Epidemiológicos;Acidentes de Trânsito;Motocicletas;Gravidade do Paciente |
Fecha de publicación : | 2015 |
Citación : | BARBOZA, F. B. M. Fatores determinantes da gravidade de lesões em vítimas de trauma por acidentes envolvendo motocicletas. 2015. 125 f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61279. Acesso em: 18 out. 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | A morbidade e mortalidade por acidentes envolvendo motocicletas têm assumido patamares alarmantes, sobretudo em países de baixa e média renda. No Brasil, a maioria dos estudos que enfatizam essa problemática, utiliza por fonte dados secundários, o que impossibilita a avaliação de causa e efeito. O presente estudo se propõe a analisar fatores determinantes da gravidade de lesões em vítimas de acidentes envolvendo motocicletas. Trata-se de um estudo de coorte composta pelas vítimas de acidentes envolvendo motocicletas, incluídas, independente da posição ocupada. Desta feita todos os usuários do sistema viário que necessitaram de atendimento hospitalar por conta de lesões decorrentes por trauma secundário a essa tipologia de acidentes foram incluídos, seja motociclista, ciclista, pedestre ou ocupante de veículo. O local foi selecionado a partir do estudo do comportamento epidemiológico dos desfechos nos últimos 30 anos, onde foram evidenciadas taxas de mortalidade mais elevadas na macrorregião de Sobral, justificando a coleta nessa região. Foram capacitados 10 pesquisadores de campo. A coleta iniciou-se em 01 de outubro de 2013, e prosseguiu até que se completasse a amostra de 1.043 indivíduos. Realizado piloto para ajuste no instrumento. Os principais desfechos foram: internação e óbito. A análise se deu inicialmente univariada, com análise de frequências, médias, medianas e testes de normalidade. Em seguida, a análise bivariada e estratificada deu conta da relação entre os fatores de exposição e desfechos selecionados. Ambos foram analisados pelas curvas de Kaplan-Meyer e análise bivariada de Cox. As variáveis que se associaram com o desfecho, considerando pvalor<0.25, foram consideradas elegíveis para entrar no modelo multivariado, porém, no modelo final permaneceram àquelas no nível de 0,05. Aprovado pelo comitê de ética da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), através do parecer 408039. Os principais resultados apontaram para a relação entre variáveis, observando características da pessoa, comportamento humano e características das lesões, com os desfechos. Não foi considerada a diferença entre os sexos. Na análise de sobrevivência, mostraram-se como preditoras variáveis relacionadas às características individuais, clínicas e traumas decorrentes do impacto. No modelo final do desfecho óbito, foi identificado que o trauma de abdome, velocidade e idade foram determinantes no tempo de sobrevivência, determinando o óbito precoce. Pontuações mais elevadas na escala RTS se relacionaram com maior tempo de sobrevivência. Conclui-se que os fatores relacionados com o comportamento, características da pessoa e lesões associadas contribuem de forma significativa para os desfechos de gravidade em acidentes envolvendo motocicletas, suscitando estratégias voltadas para medidas preventivas e fortalecimento do atendimento pré-hospitalar especializado, e transporte rápido para centro de trauma, como fatores cruciais para redução da morbimortalidade pelo referido agravo. |
Abstract: | Morbidity and mortality from accidents involving motorcycles have assumed alarming levels, especially in low- and middle-income. In Brazil, most studies that emphasize this problem, use a secondary data source, which makes the assessment of cause and effect. This study aims to analyze factors determining the severity of injuries in victims of accidents involving motorcycles. This is a cohort study composed of victims of accidents involving motorcycles. Those people were included, regardless of the position occupied. This time all road users who required hospital care because of injuries resulting secondary trauma to this type of accidents were included, whether biker, cyclist, pedestrian or vehicle occupant. The site was selected from the study of the epidemiological behavior of the endpoints in the last 30 years where the highest mortality rates were observed in the macro-region of Sobral, justifying the collection in this region. 10 field researchers were trained. The collection began in October 1, 2013 and continued until it was complete the sample of 1,043 individuals. Conducted pilot to adjust the instrument. The main outcomes were: hospitalization and death. The univariate analysis was initially, with analysis of frequency, means, medians and normality tests. Then the bivariate and stratified analysis took account of the relationship between exposure factors and selected outcomes. Both outcomes were analyzed by Kaplan-Meier curves and Cox bivariate analysis. The variables associated with the outcome considering pvalor <0.25 were considered eligible to enter the multivariate model, but in the final model remained those in the 0.05 level. Approved by the Ethics Committee of the State University Valley Acaraú (UVA) through the opinion 408039. The main results pointed to the relationship between variables related to characteristics of the person, human behavior and characteristics of the lesions and the outcomes. There was no difference between the sexes. In survival analysis, appeared as predictor variables related to individual characteristics, clinics and trauma arising from the impact. In the final model the outcome of death was identified that the abdominal trauma, speed and age were instrumental in the survival time, determining early death. Scores higher on the RTS were related with longer survival. We conclude that the factors related to the behavior, characteristics of the person and related injuries contribute significantly to the severity of outcomes in motorcycle accidents, raising strategies for preventive measures and strengthening of prehospital care and rapid transportation to specialized center trauma as crucial factors to reduce morbidity and mortality by that injury. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61279 |
Aparece en las colecciones: | PPGSP - Teses defendidas na UFC |
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