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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Ticiana Linhares Coelho da-
dc.contributor.authorSilva Neto, José Soares da-
dc.date.accessioned2021-10-15T17:59:16Z-
dc.date.available2021-10-15T17:59:16Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA NETO, José Soares da. Avaliando modelos de predição de próximo sensor para trajetórias de veículos roubados. 2021. 66 f. Dissertação (Mestrado em Computação) - Programa de Pós-Graduação em Computação – Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61252-
dc.description.abstractThe growing availability of trajectory data has driven the emergence of different techniques for predicting human mobility in recent years. Such data are collected either by applications installed on smartphones or by traffic monitoring systems in street networks. In this case, these systems are trajectories from external sensors (External Sensor Trajectories - EST) used in research and applications to the next location prediction. Record surveillance systems, among other property, restrictions on vehicle theft or theft. Knowing the dynamics of the movement of stolen vehicles in urban space is crucial information for government security agencies. However, the next location prediction (in this work, sensor) of a stolen vehicle is challenging due to the low regularity of transitions and the heterogeneity and scarcity of trajectory data. Therefore, this work offers a semantically enriched neural network model, analyzes the effectiveness of different machine learning models, investigates the best attributes for EST prediction models for stolen vehicles, and how different levels of spatial data representation can affect the prediction. We evaluate our model on a real dataset. The results demonstrated the effectiveness of machine learning models enriched with semantic data in predicting the next location in EST. The category of attributes related to Points of Interest contributed more than criminal data to most of the models tested, and that data representations with greater granularity favor the proposed solution.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagem Profundapt_BR
dc.subjectTrajetóriaspt_BR
dc.subjectTrajetórias Semânticaspt_BR
dc.titleAvaliando modelos de predição de próximo sensor para trajetórias de veículos roubadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorMagalhães, Regis Pires-
dc.description.abstract-ptbrO crescimento da disponibilidade de dados de trajetórias impulsionou o surgimento de diversas técnicas para a predição da mobilidade humana nos últimos anos. Tais dados são coletados de inúmeras formas, seja por aplicações instaladas em smartphones, seja por sistemas de vigilância de tráfego instalados nas redes de ruas. Neste último caso, esses sistemas produzem trajetórias a partir de sensores externos (External Sensor Trajectories - EST) que são utilizadas em pesquisas e aplicações para a predição da próxima localização. Sistemas de vigilância registram, entre outras características, eventuais restrições de roubo ou furto do veículo. Conhecer a dinâmica da movimentação dos veículos roubados no espaço urbano é uma informação crucial para agências governamentais de segurança. No entanto, a predição da próxima localização (neste trabalho, sensor) de um veículo roubado é desafiador, por conta da baixa regularidade de transição entre os locais, além da heterogeneidade e escassez de dados de trajetórias. Diante disso, este trabalho propõe um modelo de rede neural semanticamente enriquecido, analisa a eficácia de modelos classificadores de aprendizado de máquina, investiga quais são os melhores atributos para os modelos de previsão em EST para veículos roubados e como diferentes níveis de representação do dado espacial podem afetar a predição. Como avaliação do desempenho dos modelos, são realizados experimentos com um conjunto de dados de uma aplicação real. Os resultados demonstraram a efetividade dos modelos classificadores de aprendizado de máquina enriquecidos com dados semânticos na predição da próxima localização em EST, que a categoria de atributos relacionados a Pontos de Interesse contribuíram mais que os dados criminais para a maioria dos modelos testados e que representações do dado espacial com maior granularidade favorecem a solução proposta.pt_BR
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