Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6124
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMc Donald, Brendan Coleman-
dc.contributor.authorMelo, Maria Noraelena Rabelo-
dc.date.accessioned2013-10-10T14:16:07Z-
dc.date.available2013-10-10T14:16:07Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationMELO, Maria Noraelena Rabelo. Avaliação da aprendizagem no primeiro e segundo ciclos de formação: ruptura ou continuidade da avaliação tradicional. 2006. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6124-
dc.description.abstractThis work is concerned with school evaluation and specifically the organization of education in cycles, implanted by the State Secretariat for Basic Education of Ceará in 1998, as a mechanism to revert the problem of academic failure, school abandonment and distortion of age/grades, in an effort to solve the old and serious phenomenon of school failure. This form of reorganizing the education al system demands a distinct concept of evaluation from that of simple measure and its restricted use of decisions to fail or approve the student. It demands a proper logic of the system in grades. Thus, we tried to analyze the results, in the practical evaluation by the teacher, of the changes introduced in the system of learning evaluation developed in the first and second Formation Cycles in the State of Ceará. The theoretical foundation was based on studies carried out by authors dealing with school evaluation from a sociological vision. A methodological procedure of a qualitative nature was adopted through a case study at a selected school in Fortaleza. For the collection of data, a documentary analysis was used, as well as a direct observation and interviews with the principal, the pedagogical coordinator, the supervisor, four teachers of the observed groups and two coordinators from the State Secretariat of Education of Ceará - SEDUC. The results show that the conditions offered to the schools and to the teachers caused almost no alteration in the practical evaluation by the teachers. The preoccupation with grades demonstrates that the changes proposed by the official agency, are not occurring. Thus, the present evaluation is not correct, but selecting and rejecting the studentspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectAvaliacao da Aprendizagempt_BR
dc.subjectavaliação Escolarpt_BR
dc.subjectEnsino em Ciclospt_BR
dc.subjectProgressão Continuadapt_BR
dc.subjectPertaining to School Evaluationpt_BR
dc.subjectEducation in Cyclespt_BR
dc.subjectContinued Progressionpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental - Regime por ciclos - Avaliação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental - Regime seriado -Avaliação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectProfessores do ensino Fundamental - Formação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem no primeiro e segundo ciclos de formação: ruptura ou continuidade da avaliação tradicionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como foco a avaliação escolar na organização do ensino em ciclos, implantado pela Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (1998), como mecanismo para reverter a problemática da repetência, abandono escolar e distorção idade/série, na tentativa de resolver o antigo e grave fenômeno do fracasso escolar. Essa forma de reorganizar o ensino supõe um conceito de avaliação distinto da simples medida e de sua utilização restrita a decisões de aprovação ou reprovação do aluno, lógica própria do sistema seriado. Dessa forma, busca-se analisar a repercussão, na prática avaliativa do professor, das mudanças introduzidas na sistemática de avaliação da aprendizagem desenvolvida no primeiro e segundo Ciclos de Formação na rede estadual de ensino. A abordagem teórica pautou-se nos estudos realizados por autores que tratam da avaliação escolar na perspectiva sociológica. Adotou-se um procedimento metodológico de natureza qualitativa, por meio do estudo de caso em uma escola da rede pública estadual localizada em Fortaleza. Para a coleta de dados utilizou-se análise documental, a observação direta e entrevistas semi-estruturadas realizadas com a diretora, a coordenadora pedagógica, a supervisora, quatro professoras das turmas observadas e com duas coordenadoras da SEDUC. Os resultados mostram que, dadas as condições oferecidas às escolas e aos professores, a prática avaliativa exercida pelas professoras pouco sofreu alteração em relação à mudança na função que a avaliação historicamente exerceu na escola. A permanência da centralidade na nota demonstra que as mudanças propostas pelo órgão oficial, quanto à concepção de avaliação, não estão ocorrendo. Dessa forma, a avaliação praticada, não está cumprindo o papel de formadora e de não seletiva e excludentept_BR
dc.title.enEvaluation of the learning in the first one and second cycles of formation:rupture or continuity of the traditional evaluationpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_DIS_MNRMELO.pdf11,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.