Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61225
Tipo: TCC
Título: Um jogo para conscientizar sobre a importância do psicólogo no tratamento da depressão
Autor(es): Esmeraldo, João Henrique Nobre dos Santos
Orientador: Jucá, Paulyne Matthews
Palavras-chave: Jogos eletrônicos;Godot;Depressão;Psicoterapia
Data do documento: 2021
Citação: ESMERALDO, João Henrique Nobre dos Santos. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2021.
Resumo: Este trabalho mostra o desenvolvimento de um jogo sério digital que visa conscientizar sobre a importância do psicólogo e da terapia no tratamento da Depressão. O desconhecimento e o preconceito da população em geral, acerca da psicoterapia e da Depressão, motivaram a busca por uma ferramenta que pudesse ser utilizada num trabalho de conscientização de forma divertida. Foi realizada uma análise dos sintomas do transtorno para buscar uma forma de representá-lo num jogo, de maneira que mostrasse o papel essencial do psicólogo e da terapia. O desenvolvimento foi realizado utilizando a Godot, uma ferramenta de código livre para o desenvolvimento de jogos. O jogo foi avaliado submetendo-o para que 5 pessoas o testassem, sendo duas psicólogas. Com as perguntas feitas aos participantes dos testes, foi possível identificar que o jogo realmente passa a mensagem proposta.
Abstract: This paper presents the development of a serious digital game that aims to raise awareness about the importance of psychologists and psychotherapy in the treatment of Depression. The general population’s lack of knowledge and prejudice about psychotherapy and Depression motivated the development of a funtool that could be used in an awareness work. An analysis of the symptoms of the disorder was carried out to seek a way to represent it in a game, in order to show the essential role of the psychologist and therapy. The development was carried out using Godot, an open source tool for game development. The game was evaluated by submitting it to 5 people to test it, two of which were psychologists. With the questions asked to the test participants, it was possible to identify that the game really brings the proposed message.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61225
Aparece nas coleções:CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO-QUIXADÁ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_jhndossesmeraldo.pdf569,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.