Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61205
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Maria José-
dc.contributor.authorLourenço, Josilane Ferreira de Alencar-
dc.date.accessioned2021-10-14T18:52:14Z-
dc.date.available2021-10-14T18:52:14Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationLOURENÇO, Josilane Ferreira de Alencar. Alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: o olhar do professor alfabetizador. Orientadora: Maria José Barbosa. 2021. 45f. - Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61205-
dc.description.abstractThis paper discusses the inclusion of children with autism spectrum disorder from the gaze of the teacher (a) literacy teacher (a) in the public school system in a municipality of Ceará. As a result, the aim of this research is to analyze the inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in literacy rooms from the teachers' discourse. For this, the research had as theoretical contributions Soares (2017,2020) Morais (2012) and Ferreiro and Teberosky (1999), Donvam and Zucker (2017), Braga (2018), Teixeira (2014), Diagnostic manual and Statistical of Mental Disorders- 5. Edition-DSM V (2014). And the official documents: Law of Guidelines and Bases of Education (1996), National Education Plan (2001, 2014), National Common Curriculum Base (2017), Literacy Program at the Right Age (2020), National Pact for Literacy in the Right Age (2012), National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive Education (2008), the Brazilian Law for the Inclusion of Persons with Disabilities (2015) and the Berenice Piana Law (2012), and the studies of Gomes et al (2016). Thus, we used the qualitative approach, using field research as a research strategy and for data construction we applied the following instruments: semi-structured interview. Thus, data collection took place on the google meet platform, due to the pandemic situation experienced during the search. We interviewed four Portuguese language teachers from the common teaching rooms in the literacy cycle (1st and 2nd year). After data analysis, the results found that the pedagogical practices developed prioritized the theme of literacy without considering the specificities of the students and that the inclusion of children with disabilities has occurred without a theoretical and methodological contribution on the part of the continuous education offered by the municipality. In this sense, we can conclude that the process of inclusion of children with autism spectrum disorder ASD has been happening, but not in the desired and successful way, even because we believe that for it to happen in truth is urgent the change of posture and commitment of the agents involved in this process - public power, school, teacher, family-in constant reflection of inclusive pedagogical practices. We believe that first it is necessary to develop in our professionals an additional inclusion.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.titleAlfabetização de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: o olhar do professor alfabetizadorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho discute a inclusão de crianças com transtorno do espectro do autismo a partir do olhar do(a) professor(a) alfabetizador(a) na rede pública de ensino em um município cearense. Em função disso, o objetivo desta pesquisa é analisar a inclusão das crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) nas salas de alfabetização a partir do discurso das professoras. Para tanto, a pesquisa teve como aportes teóricos Soares (2017, 2020) Morais (2012) e Ferreiro e Teberosky (1999), Donvam e Zucker (2017), Braga (2018), Teixeira (2014), Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais – 5ª Edição-DSM V (2014). E os documentos oficiais: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), Plano Nacional de Educação (2001, 2014), Base Nacional Comum Curricular (2017), Programa Alfabetização na Idade Certa (2020), Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2012), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (2015) e da Lei Berenice Piana (2012), e os estudos de Gomes et al (2016). Sendo assim, empregamos a abordagem qualitativa, utilizando como estratégia a pesquisa de campo e para a construção dos dados aplicamos o instrumento da entrevista semiestruturada. Desse modo, a coleta de dados aconteceu na plataforma google meet, devido a situação pandêmica vivenciada durante a pesquisa. Entrevistamos quatro professoras de língua portuguesa das salas de ensino comum no ciclo de alfabetização (1º e 2º ano). Após a análise dos dados, os resultados apontaram que as práticas pedagógicas desenvolvidas priorizavam a temática da alfabetização sem levar em consideração as especificidades dos educandos e que a inclusão das crianças com deficiências tem ocorrido sem um aporte teórico e metodológico por parte da formação continuada ofertada pelo município. Nesse sentido, podemos concluir que o processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA), vem acontecendo, mas não da maneira desejada e exitosa, mesmo porque, acreditamos que para que aconteça de verdade é urgente a mudança de postura e compromisso dos agentes envolvidos nesse processo - poder público, escola, professor, família - numa constante reflexão das práticas pedagógicas inclusivas. Acreditamos que, antes de tudo, é preciso que se desenvolva em nossos profissionais uma inclusão atitudinal.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_jfalourenço.pdf520,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.