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Type: TCC
Title: Planejamento estratégico em microempreendimento individual: estudo de caso de uma loja do varejo de roupas e acessórios femininos na cidade de Morada Nova-CE
Authors: Raulino, Philippe Albert Diógenes
Advisor: Gomes, Josemeire Alves
Keywords: Planejamento estratégico;microempreendedor individual;empreendedorismo
Issue Date: 2021
Abstract in Brazilian Portuguese: O desafio de empreender vai além da criação de um novo negócio, para que o empreendedor garanta o crescimento sustentável e equilibrado do empreendimento, faz-se necessário que haja planejamento e estruturação da empresa. Com o microempreendedor individual não é diferente, ainda mais considerando o momento de incertezas atual, provocado pela pandemia do novo Coronavírus. O objetivo deste trabalho é propor a implementação de um Planejamento Estratégico por meio de um estudo de caso, em uma loja do varejo de roupas e acessórios feminino na cidade de Morada Nova - Ce. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, que se utiliza de dados qualitativos. As informações foram coletadas por meio de uma entrevista com a proprietária da loja, observações e a aplicação de ferramentas de gestão, como a matriz SWOT e uma adaptação do 5W2H. Os resultados possibilitaram a elaboração de quatro objetivos estratégicos, que são: a) melhorar a visibilidade do negócio nas redes sociais e criação de mais um canal de vendas, b) informatização dos dados do negócio, c) melhoria estrutural do ambiente de negócio e d) aumento do conhecimento em gestão. A partir dos objetivos estratégicos, foram definidas as ações para o seu atingimento. Além disso, os resultados apontam para que haja a adesão de novos clientes, em pelo menos 50% em relação ao nível atual, de 85 clientes frequentes, além do aumento das vendas em pelo menos 20% no período de 6 meses a partir de sua aplicação.
Abstract: The challenge of entrepreneurship goes beyond the creation of a new business. In order for the entrepreneur to ensure the sustainable and balanced growth of the enterprise, it is necessary to plan and structure the company. With the individual microentrepreneur it is no different, even more so considering the current moment of uncertainty, caused by the pandemic of the new Coronavirus. The objective of this work is to propose the implementation of a Strategic Planning through a case study, in a retail store of women's clothing and accessories in the city of Morada Nova - CE. This is a descriptive and exploratory research, which uses qualitative data. The information was collected through an interview with the store owner, observations and the application of management tools, such as the SWOT matrix and an adaptation of the 5W2H. The results enabled the elaboration of four strategic objectives, which are: a) improving the visibility of the business on social networks and creating an additional sales channel, b)computerization of business data, c) structural improvement of the business environment, and d) increased management knowledge. Based on the strategic objectives, the actions to achieve them were defined. In addition, the results point to the adhesion of new customers, in at least 50% in relation to the current level of 85 frequent customers, in addition to an increase in sales of at least 20% in the period of 6 months from its application.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61188
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