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Type: TCC
Title: Seleção de um modelo de avaliação de gestão de desempenho organizacional para uma empresa do terceiro setor
Authors: Silva, Hívina Maria Alves da
Advisor: Costa, Daiane de Oliveira
Keywords: Terceiro setor;Gestão de desempenho Organizacional;Modelo de avaliação de desempenho;MADE-O
Issue Date: 2021
Abstract in Brazilian Portuguese: O mercado moderno é marcado por característica como a globalização, alta competitividade e consumidores cada vez mais exigente, o que faz com que todas as organizações precisem cada vez mais entender a realidade onde estão inseridas para que, por conseguinte, possam traçar alternativas para soluções de melhoria. Assim, a gestão de desempenho organizacional surge como um importante processo para gestão dessas inovações e para promover a mudança organizacional. Isso deve se estender para além das fronteiras do setor privado, visto que as organizações sem fins lucrativos também necessitam de processos e procedimentos profissionalizados, que utilizem conceitos desenvolvidos a partir da lógica do mercado. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo propor um modelo de gestão de desempenho para uma empresa do terceiro setor. Para isso, foi desenvolvido um estudo de caso, com objetivo exploratório, através de uma abordagem qualitativa, a qual se utilizou de entrevistas, questionários e formulários para realizar, em um primeiro momento, um diagnóstico organizacional, buscando compreender as características gerais da empresa, como se apresentam as atuais práticas de gestão e as dificuldades encontradas. Os dados coletados através destes, foram analisados e assim pôde-se definir o modelo de avaliação de desempenho mais adequado à organização, que consistiu no MADE-O. Para sua implantação, se faz necessária a escolha e hierarquização de módulos e indicadores, logo, estes foram definidos para ajudar a empresa na implantação desse processo, fundamental para acompanhamento dos resultados da sua gestão.
Abstract: The modern market is marked by characteristics such as globalization, high competitiveness and increasingly demanding consumers, which makes all organizations increasingly need to understand the reality where they operate so that, therefore, they can draw alternatives for solutions for improvement. Thus, organizational performance management emerges as an important process for managing these innovations and promoting organizational change. This should extend beyond the borders of the private sector, as non-profit organizations also need professionalized processes and procedures that use concepts developed from the logic of the market. In this sense, the present work aims to propose a performance management model for a third sector company. For this, a case study was developed, with exploratory objective, through a qualitative approach, which used interviews, questionnaires and forms to perform, at first, an organizational diagnosis, seeking to understand the general characteristics of the company, how current management practices are presented and the difficulties encountered. The data collected through these were analyzed and thus it was possible to define the most adequate performance evaluation model for the organization, which consisted of the MADEO. For its implementation, it is necessary to choose and rank modules and indicators, therefore, these were defined to help the company in the implementation of this process, essential for monitoring the results of its management.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61186
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