Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61181
Type: | TCC |
Title: | As habilidades requisitadas ao egresso de engenharia no mercado de trabalho no contexto da 4ª Revolução Industrial |
Authors: | Alexandre, Fábio Alison Andrade |
Advisor: | Gomes, Josemeire Alves |
Keywords: | 4° revolução industrial;mercado de trabalho;engenheiro;habilidades profissionais |
Issue Date: | 2021 |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A 4° revolução industrial se desenvolve com a entrada da tecnologia no cotidiano, gerando transformações nos meios de produção, comunicação e transporte, dentre outros. Como consequência disso, o mercado de trabalho e a educação se desenvolveram nesse período, e em 2019 foram aprovadas as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Dentre suas características, está a definição do perfil de egresso da engenharia, apontando as principais habilidades necessárias a esse profissional, entre elas a visão holística, o senso crítico e a criatividade. A partir disso, o objetivo desse trabalho é identificar o impacto da 4° revolução no mercado de trabalho, relacionando esse perfil do egresso de engenharia com as experiências vivenciadas por engenheiros no mercado de trabalho. Para cumprir com esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas com engenheiros atuantes nas mais diversas áreas, utilizando como base o perfil do egresso para identificar a aplicação das habilidades apontadas e as dificuldades vivenciadas por esses profissionais ao entrar no mercado para desempenhar suas funções. Os principais resultados apontam que, independentemente da área de atuação, existe um perfil para o desempenho do papel do engenheiro, o qual, em geral, se relaciona com o definido pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), organização responsável por definir os parâmetros que norteiam o ensino superior no Brasil. |
Abstract: | The 4th industrial revolution develops with the entry of technology into everyday life, generating changes in the means of production, communication and transport, among others. As a result, the labor market and education developed during this period, and in 2019 the new National Curriculum Guidelines for the Undergraduate Course in Engineering were approved. Among its characteristics is the definition of the profile of graduates from engineering, pointing out the main skills needed by this professional, including a holistic view, critical thinking and creativity. From this, the objective of this work is to identify the impact of the 4th revolution in the labor market, relating this profile of the engineering graduate with the experiences lived by engineers in the labor market. To fulfill this objective, a qualitative research was carried out, through interviews with engineers working in the most diverse areas, using as a basis the profile of the graduate to identify the application of the skills mentioned and the difficulties experienced by these professionals when entering the market to perform their duties. The main results show that, regardless of the area of activity, there is a profile for the performance of the engineer's role, which, in general, is related to that defined by the Brazilian Association of Higher Education Supporters (ABMES), the organization responsible for defining the parameters that guide higher education in Brazil. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61181 |
Appears in Collections: | ENGENHARIA CIVIL - RUSSAS - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_faaalexandre.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.