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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61095
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Projeto de modelagem e dimensionamento de uma manga de eixo para um Mini-baja SAE |
Title in English: | Modeling and design project of a knuckle for Mini baja SAE |
Authors: | Menezes, Caio Ramos de Bezerra, Roberto de Araújo Rodrigues, Rômulo do Nascimento |
Keywords: | Mini-baja;Manga de eixo;Alinhamento de roda;Duplo A |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | https://revistas2.uepg.br/index.php/ret |
Citation: | MENEZES, Caio Ramos de; BEZERRA, Roberto de Araujo; RODRIGUES, Rômulo do Nascimento. Projeto de modelagem e dimensionamento de uma manga de eixo para um Mini-baja SAE. Revista de Engenharia e Tecnologia, v. 13, n. 2, p. 135-146, jun. 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O mini-baja é um veículo off-road monoposto que são destinados a competições universitárias ou para lazer próprio. O mini-baja alia a tração e velocidade para atingir bons resultados nas competições da SAE (Society of Automotive Engineerings). A manga de eixo é um componente fundamental para o veículo, pois embarca três subsistemas em sua estrutura (freio, suspensão e direção). É necessário a fixação de um suporte na manga de eixo para embarcar a pinça de freio, atuando sobre o disco de freio. A suspensão necessita da conexão dos braços de suspensão com a roda, para posicionar os pontos dos terminais, conforme a definição dos ângulos de alinhamento. A direção deve definir o braço de direção, que rege a geometria de direção, raio de curvatura e ângulos de esterçamento das rodas. O presente trabalho é baseado na modelagem e dimensionamento com base na otimização de um componente utilizado na temporada anterior, com a realização de definições de parâmetros cinemáticos e execução de simulações mecânicas. A pesquisa foi elaborada afim de contribuir com o conhecimento sobre o projeto de dimensionamento e otimização de uma manga de eixo através da discussão dos principais aspectos que devem ser considerados no projeto de uma manga de eixo, sobretudo para os amantes do mundo off-road. Os resultados das simulações apontam que os componentes projetados atendem aos objetivos de projeto e resistem aos esforços provenientes da competição, resultado de uma peça com cisalhamento duplo, componentes fixados por parafusos e adoção do alumínio como material do componente principal. |
Abstract: | The mini-baja is a single-seater off-road vehicle that is intend for university competitions or for leisure. The mini-baja combines traction and speed to achieve good results in SAE (Society of Automotive Engineerings). The knuckle is a fundamental component for the vehicle, because incorporates three subsystems in the structure (brakes, suspension and steering). It´s necessary to fix the support on the knuckle to embark the brake caliper, functioning on the brake disc. The suspension requires the connection of the wishbones with wheel, to position the terminals points according to the definition of wheel alignments. The steering must define the steering arm, which conducts the steering geometry, curvature radius and wheel steer angles. This work is based on modeling and design on the optimization of a component used in the previous season, with the definition of kinematic parameters and the execution of mechanical simulations. The work was elaborated in order to contribute with knowledge about the design and optimization of a knuckle through discussion of the main aspects that must be considered in the design of the knuckle, especially for fans of the off-road scenery. The results of the simulations indicate that the components design reaches the goals and resists the efforts resulting from the competition, the result of a double shear part, bolted components and adoption of aluminum as main component material. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61095 |
ISSN: | 2176-7270 |
Appears in Collections: | DEME - Artigos publicados em revista científica |
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