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dc.contributor.advisorCavalcante, Mônica Magalhães-
dc.contributor.authorCosta, Maria Helenice Araújo-
dc.date.accessioned2013-10-10T14:01:37Z-
dc.date.available2013-10-10T14:01:37Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationCosta, M. H. A.; Cavalcante, M. M. (2007)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6108-
dc.descriptionCOSTA, Maria Helenice Araújo. Acessibilidade de referentes: um convite à reflexão. 213 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2007.pt_BR
dc.description.abstractThe concept of reference has experienced a number of transformations through times, consistent with epistemological, linguistic and pragmatic changes (GHIRALDELLI, 2005). According to the more recent standpoints on language, that notion is now seen as a process which develops from the discourse pragmatics and which, because of that, involves aspects of the interaction-cognition. Such new viewpoint on the phenomenon requires new tools in order to account for its complexity. In this dissertation, we discuss six of the current models of the reference phenomena and we elected the Accessibility Theory, by Ariel (1996, 2001) as the most advanced, when it comes to link the pragmatic elements to the purely linguistic aspects. Although it is still based on the classical cognitivism, one of the paradigms criticized by theoreticians of the pragmatic-discursive view, that theory proposes a complex interaction among factors on the several levels of the text/discourse universe. Besides an extensive bibliographical research, a corpus of 223 messages exchanged between members of the Virtual Community for Language was arranged, from which we got examples that supported our theoretical considerations. Although no statistical treatment was applied to the corpus, we noted that an important phenomenon, present in the beginning of several messages, is the process of anaphoric encapsulating, almost always summarizing the propositional content of other message(s). We observed that the uncertainty of textual limits, which is present in such type of hybrid communication, seems to be responsible for demanding the summarization and found that the Accessibility Theory, that does not separate what is textual from what is extratextual, is an important tool to treat those questions, which, although present in any type of discourse, are so evident in the discussion list environmentpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.biblioteca.ufc.brpt_BR
dc.subjectCognitionpt_BR
dc.subjectReference Phenomenapt_BR
dc.subjectAccessibility Theorypt_BR
dc.subjectAcessibilidade – Fenômenos referenciais –Cogniçãopt_BR
dc.subjectLinguisticapt_BR
dc.subjectGêneros Literários - Análise do Discursopt_BR
dc.subjectLista de Discussão - análise do discursopt_BR
dc.subjectAcessibilidade do Textopt_BR
dc.subjectCultura e Cogniçãopt_BR
dc.subjectMensagens eletrônicas - Análise do Discursopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa – Dêixispt_BR
dc.subjectAnáfora (Linguística)pt_BR
dc.subjectReferência (Linguística)pt_BR
dc.titleAcessibilidade de referentes: um convite à reflexãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO conceito de referência tem passado por inúmeras reformulações através dos tempos, de acordo com as viradas epistemológica, lingüística e pragmática (GHIRALDELLI, 2005). De acordo com as concepções de linguagem mais atuais, essa noção passou a ser vista como um processo que se desenvolve na pragmática do discurso e que, por isso, envolve aspectos da interação-cognição. Essa nova maneira de ver o fenômeno exige ferramentas capazes de dar conta de sua complexidade. Nesta tese, discutimos seis das atuais propostas de abordagem dos fenômenos referenciais e elegemos a Teoria da Acessibilidade, de Ariel (1996, 2001), como a mais avançada, quando se trata de agregar aos aspectos puramente lingüísticos os elementos pragmáticos. Embora ainda tome por base o cognitivismo clássico, um dos paradigmas criticados pelos teóricos da visão pragmático-discursiva, essa teoria propõe uma interação complexa entre fatores, nos diversos níveis do universo do texto/discurso. Ao lado de uma ampla pesquisa bibliográfica, montamos um corpus composto por 223 mensagens, trocadas entre membros da Comunidade Virtual da Linguagem (CVL), de onde retiramos exemplos que apoiaram nossas reflexões teóricas. Embora não tenha sido aplicado ao corpus nenhum tratamento estatístico, percebemos que um fenômeno importante, que está presente no início de um grande número de mensagens, é o processo de encapsulamento anafórico, resumindo quase sempre o conteúdo proposicional de outra(s) mensagem(ns). Percebemos que a imprecisão dos limites da materialidade textual, que se verifica nesse tipo de comunicação híbrida, parece ser responsável pelo apelo ao recurso da sumarização. Vimos, então, na Teoria da Acessibilidade, que não separa o que é textual do que é extratextual, uma ferramenta importante para tratar dessas questões, que, apesar de, ao que parece, serem comuns a qualquer tipo de discurso, são tão salientes no ambiente da lista de discussãopt_BR
dc.title.enAccessibility of referents: an invitation to reflectionpt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Teses defendidas na UFC

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