Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61072
Tipo: | TCC |
Título: | Contribuições da música para a educação infantil: pesquisa sobre experiência do município de Trairi |
Autor(es): | Sousa, Ruth Candida de |
Orientador: | Ribeiro, Luis Távora Furtado |
Palavras-chave: | Contribuições;Música;Educação Infantil |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | SOUSA, Ruth Candida de. Contribuições da música para a educação infantil: pesquisa sobre experiência do município de Trairi. Orientador: Luis Távora Furtado Ribeiro. 2020. 45f. - Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso trata-se de um estudo acerca das contribuições da música para a Educação Infantil. O trabalho tem como objetivos: descrever brevemente a história geral da música, identificar em que momentos a música é utilizada por professoras e quais as contribuições dela para a Educação Infantil. O estudo baseia-se nas leituras de autores como Bennet (1989), Brito (2003), Fonterrada (2008), além de documentos como a BNCC (2018), os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1998) e a Lei 11.769/2008. A pesquisa de cunho qualitativo contou com a participação de 02 professoras de determinada turma de Infantil V, de um CEI da rede municipal da cidade de Trairi (CE). Os dados da pesquisa foram gerados através das respostas de questionários e da análise de videoaulas, em decorrência da pandemia do COVID-19 que impediu a ocorrência de aulas presenciais nas escolas. Conclui-se que a utilização de músicas na educação infantil contribui no desenvolvimento integral da criança, trabalhando os aspectos social, afetivo, cognitivo e motor, de maneira lúdica e prazerosa para a criança. |
Abstract: | The present work of conclusion of the course is a study about the contributions of music to Children's Education. The work aims to: briefly describe the general history of music, identify when music is used by teachers and what contributions it has made to children's education. The study is based on readings by authors such as Bennet (1989), Brito (2003), Fonterrada (2008), in addition to documents such as BNCC (2018), National Curricular References for Child Education (1998) and Law 11.769/2008. The qualitative research included the participation of 02 teachers of a particular class of Infantil V, of a CEI of the municipal network of the city of Trairi (CE). The survey data were generated through questionnaire responses and video class analysis, as a result of the COVID-19 pandemic that prevented the occurrence of face lessons in schools. It is concluded that the use of music in children's education contributes to the integral development of the child, working the social, affective, cognitive and motor aspects in a playful and pleasant way for the child. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61072 |
Aparece nas coleções: | COVID-19 - Trabalhos relacionados PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_rcsousa.pdf | 780 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.