Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61062
Tipo: | TCC |
Título: | A influência dos simulados para avaliação em larga escala no ciclo de alfabetização |
Autor(es): | Parente, Rebeca Talia Ximenes |
Orientador: | Barbosa, Maria José |
Palavras-chave: | Avaliação;Avaliação em larga escala;Alfabetização;Evaluation;Large scale evaluation |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | PARENTE, Rebeca Talia Ximenes. A influência dos simulados para avaliação em larga escala no ciclo de alfabetização. Orientadora: Maria José Barbosa. 2020. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a aplicação de simulados para avaliações de larga escala em séries do ciclo de alfabetização a partir da perspectiva dos professo-res atuantes na escola pública de Fortaleza/CE. A partir das vivências durante o per-curso do curso de pedagogia na Universidade Federal do Ceará, foi possível perceber os meios utilizados pela escola para preparação das Avaliações de larga escala, em específico a prova do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica, sendo o simulado o de maior incidência. Levando em consideração os processos educativos e as facetas da alfabetização, o trabalho investigou o impacto da aplicação dos simu-lados para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças no período de alfabeti-zação. Com isso, elencamos como objetivos deste trabalho descrever a avaliação na educação e avaliação em larga escala, compreender as facetas da alfabetização a partir dos teóricos da área de estudo e dos documentos oficiais e refletir sobre a apli-cação dos simulados como propulsora de aprendizagem nas realidades observadas a partir das falas dos sujeitos da pesquisa. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, na forma de estudo de caso. Como principais resultados da pesquisa, iden-tificamos que o excesso de simulados aplicados durante esta etapa entrava a quali-dade da intervenção pedagógica, sendo necessário repensar as formas de prepara-ção para avaliações de larga escala e a necessidade da aplicação de simulados para este fim. |
Abstract: | This work aims to analyze the application of simulations for large scale assessments in literacy cycle series from the perspective of teachers working in the public school in Fortaleza / CE. From the experiences during the course of the pedagogy, at the Fed-eral University of Ceará, it was possible to perceive the means used by the school to prepare the Large Scale Assessments, specifically the test of the Permanent Evalua-tion System for Basic Education, the simulated being the highest incidence. Taking into account the educational processes and the facets of literacy, the work investigated the impact of the application of the simulations for the development of children's learning during the literacy period. With this, we list as objectives of this work to describe the evaluation in the education and evaluation in large scale, to understand the faces of the literacy from the theorists of the area of study and the official documents and to reflect on the application of the simulated ones as propellant of learning in the realities observed from the speeches of the research subjects. The research methodology is of a qualitative nature, in the form of a case study. As main results of the research, we identified that the excess of simulations applied during this stage hindered the quality of the pedagogical intervention, being necessary to rethink the forms of preparation for large scale assessments and the need to apply simulations for this purpose. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61062 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_rtxparente.pdf | 498,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.